Imagem de destino turístico: Ilhéus/BA na perspectiva de visitantes e moradores

Autores

  • Lílian Dominguez Santana Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1074-4607
  • Marlusa de Sevilha Gosling Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n2.2018.1301

Palavras-chave:

Imagem de destino turístico, Imagem cognitiva, Imagem afetiva, Imagem única, Ilhéus/BA.

Resumo

A imagem de um destino turístico pode ser mensurada tanto a partir das impressões de visitantes, quanto de moradores. A literatura indica, no entanto, que existem diferenças entre as percepções desses atores turísticos, sendo que, quanto maior a interação ou o conhecimento sobre o destino, mais precisa essa imagem. Este estudo tem, portanto, por objetivo o diagnóstico da imagem de um destino turístico, tendo por base as avaliações de visitantes, comparativamente às avaliações de moradores. Para tanto, realizou-se pesquisa quantitativa por meio de survey on-line e presencial, tendo por unidade de referência o destino Ilhéus/BA. Obteve-se um total de 396 questionários válidos para visitantes e 70 questionários válidos para moradores. A partir da estatística teste t, verificaram-se diferenças significativas entre as amostras para a maior parte das dimensões da imagem de destino, sendo as avaliações dos moradores mais críticas.

Biografia do Autor

Lílian Dominguez Santana, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Marketing Estratégico pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e graduada em Administração pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Atualmente é administradora no Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora no NEECIM-TUR (Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação Integrada de Marketing e Turismo)

Marlusa de Sevilha Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Pós-Doutora em Gestão de Turismo pela UALG/Portugal. Professora Associada de Turismo e Marketing da UFMG. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Neecim-TUR/UFMG

Downloads

Publicado

20.11.2018

Como Citar

Santana, L. D., & Gosling, M. de S. (2018). Imagem de destino turístico: Ilhéus/BA na perspectiva de visitantes e moradores. Caderno Virtual De Turismo, 18(2). https://doi.org/10.18472/cvt.18n2.2018.1301

Edição

Seção

Artigos originais