Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito deve se enquadrar no eixo temático do Caderno Virtual de Turismo, apontado no item Foco e Escopo;

  • O manuscrito deve ser original, inédito, e não estar sendo avaliado para publicação por outro periódico;

  • O(s) autor(es) deve(m) estar ciente(s) do aviso de Copyright e Licença de Uso que todo o conteúdo publicado por este periódico está condicionado;

  • O manuscrito deve ser editado com programas de processamento de texto. Os arquivos digitais serão aceitos em três formatos: .DOC (Microsoft Word 2003 ou OpenOffice), .DOCX (Microsoft Word 2007) ou .RTF (Rich Text Format);

  • O manuscrito poderá ter no máximo 4 (quatro) autores;

  • O manuscrito deve apresentar título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol;

  • O manuscrito que apresentar o(s) nome(s) do(s) autor(es) em quaisquer partes do texto ou como identificação oculta NÃO será submetido ao processo de avaliação. Para retirar a identificação oculta acesse: Menu Arquivo, Propriedades, aba Resumo e exclua título, autores e demais informações que possam identificar os mesmos;

  • As composições devem seguir as normas e diretrizes do periódico;

  • O manuscrito submetido não deve possuir mais de 20 páginas e/ou 8000 palavras e devem seguir o modelo de manuscrito do periódico;
  • O processo de submissão de manuscritos requer o preenchimento de TODOS os campos do formulário de cadastramento de TODOS os autores do texto enviado.

Diretrizes para Autores

O CVT está aberto a submissões de dois tipos originais: artigos originais e resenhas de livros.

• Os artigos originais se caracterizam por uma contribuição destinada a divulgar resultados de pesquisa inédita.

Os artigos originais de pesquisa devem conter Introdução, Métodos, Resultados e Discussão. Outros formatos podem ser aceitos de acordo com o conteúdo apresentado. A Introdução deve ser curta, definindo o problema estudado, sintetizando sua importância e destacando as lacunas do conhecimento que serão abordadas no artigo. As fontes de dados, a população estudada, amostragem, critérios de seleção, procedimentos analíticos, dentre outros, devem ser descritos de forma compreensiva e completa, mas sem prolixidade. A seção de Resultados deve se limitar a descrever os resultados encontrados sem incluir interpretações/comparações. O texto deve complementar e não repetir o que está descrito em tabelas e figuras. A Discussão deve incluir a apreciação dos autores sobre as limitações do estudo, a comparação dos achados com a literatura, a interpretação dos autores sobre os resultados obtidos e sobre suas principais implicações e a eventual indicação de caminhos para novas pesquisas.

• As resenhas de livros devem conter a análise de um trabalho frente um quadro de referência teórica da área proposta pelo autor, o qual deve avaliar e criticar a obra expondo seu ponto de vista pessoal. Serão priorizadas resenhas de livros lançados nos dois anos que antecedem a submissão.Se a resenha for aprovada, pode ser solicitada pela nossa equipe um exemplar do livro. 

 


 

Se deseja contribuir com a revista, solicitamos a leitura das políticas editoriais, assim como das nossas normas e diretrizes para citações e referências

Além disso, disponibilizamos o modelo de manuscrito - formatado nas normas editoriais da revista.

Para envio do texto ao CVT é necessário que os autores se cadastrem no sistema antes da submissão. Se já possuir o cadastro, basta entrar em nosso site e digitar o login e senha.

  


 

NORMAS PARA CITAÇÕES


As citações e referências bibliográficas devem seguir o padrão indicado pela 7ª edição das normas da American Psychological Association (APA), conforme exemplificados abaixo:

As citações no corpo do texto devem seguir o sistema autor/ano.

Caso possua menos de 40 palavras, a frase deve ser incorporada ao texto principal entre aspas informando o número da página. As que ultrapassarem essa quantidade devem ser escritas com recuo de 1,25 cm, tamanho e fonte iguais às do texto e espaçamento simples.

Citações de um ou mais autores

Um autor: Fratucci (2014) (Fratucci, 2014)

Dois autores: Botelho e Maciel (2014, p. 7) (Botelho & Maciel, 2014, p. 7)

Citação com três a cinco autores: usa-se o et al. Fragelli et al. (2019)
(Fragelli et al., 2019)

Citação com seis ou mais autores: Quando houver mais de seis autores, cita-se o sobrenome do primeiro seguido de et al. e a data de publicação. Nas referências, é preciso acrescentar todos os autores.

Citação com vários autores corroborando de uma mesma ideia: Quando houver a citação de dois ou mais trabalhos dentro dos mesmos parênteses, deve-se apresentá-los por ordem alfabética.
(Biz & Correa, 2016; Buhalis & Law, 2008)

Citação de um mesmo autor com várias datas de publicação: (Passos, Kastrup, & Escóssia, 2009, 2014)

Citação de um mesmo autor com mesma data de publicação:(Zaoual, 2006a, 2006b, 2006c)

Citação de autoria institucional: 1ª citação no texto
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2016). (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], 2016).

Citações subsequentes: IBGE (2016). (IBGE, 2016).

Citação da citação:

Você deve colocar o nome do autor da obra original, seguido do ano e em seguida o termo “como citado em”. Depois, é preciso colocar o autor, ano e página da obra que você está consultando. Nas referências basta colocar os dados da obra consultada.
Massey (1993 como citado em Haesbaert, 2004, p. 15)
(Massey, 1993 como citado em Haesbaert, 2004, p. 15)

Citação com autores com mesmo sobrenome:

É preciso colocar as iniciais do autor consultado antes do sobrenome e seguido do ano de publicação da obra.
L. F. Silva (1997) (L. F. Silva, 1997)

S. K. M. Silva e Alves (2014)

(S. K. M. Silva & Alves, 2014)


Página (p. / pp.):
Nas citações diretas e nas referências, usa-se o “p.” quando indicar apenas uma página citada e “pp.” quando houver mais de uma página citada.

Destaques [grifo nosso] e [grifo do autor]:

[grifo do autor] - grifo constando na obra original.
[grifo nosso] - original sem grifo, grifo incluído quando da citação no trabalho. Exemplo:
E tais situações ensinam a “apreender fenômenos fluidos, incertos, inacabados, que escapam ao olhar demasiado preocupado com as estruturas materiais e institucionais [grifo nosso], precisamente porque se podem desenrolar a priori em qualquer lugar” (AGIER, 2011, pp. 94-95).


NORMAS PARA REFERÊNCIAS


As REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS devem ser listadas pelas obras citadas ao longo do texto em ordem alfabética apresentadas no final do texto de acordo com norma APA.

Livro completo

Morin, E. (1977). O Método: a natureza da natureza (6a ed., Vol.1). Sulina. Krippendorf, J. (2009). Sociologia do Turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens (2a ed., Edição Comemorativa 25 anos, revisada e ampliada). Aleph. Passos, E., Kastrup, V., & Escóssia, L. (2009). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Sulina.

Livro completo com editores:

Sheller, M., & Urry, J. (Orgs.). (2004). Tourism mobilities: places to play, places in play. Routledge.

Capítulo de livros:

Fratucci, A. C. (2014). A dimensão espacial das políticas públicas de turismo no Brasil. In: T. D. Pimentel, M. L. Emmendoerfer, & E. L. Tomazzoni. (Orgs.). Gestão pública do turismo no Brasil: teorias, metodologias e aplicações. (pp. 39 - 64). EdUCS.

Trabalho acadêmico: Teses e dissertações

Barcelos, F. T. (2016). Proposta de método de avaliação de potencial de atrativos turísticos: uma aplicação no canal Campos-Macaé. [Dissertação de Mestrado, COPPE/UFRJ]. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Site do Programa de Engenharia de Produção (PEP). http://www.producao.ufrj.br/index.php/br/informacoess- academicas/teses-e-dissertacoes/mestrado/2016-1/213--178/file

Allis, T. (2012). Projetos urbanos e turismo em grandes cidades: o caso de São Paulo. [Tese de Doutorado, FAU/USP]. Biblioteca Digital USP. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-02072012- 140450/pt-br.php


Eventos científicos:

Botelho, E. S., & Bartholo, R. (2019). Turismo de base comunitária e Educação Ambiental no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ) [Apresentação de Trabalho]. Seminário da ANPTUR, Curitiba, PR, Brasil. https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/16/1444.pdf

Nota:
[Apresentação de Trabalho] – referência oriunda de apresentação de trabalho em evento científico com publicação em Anais.
[Apresentação de Poster] – apresentação de poster em evento científico.
[Comunicação Oral] – referência oriunda de comunicação oral em evento científico.

Artigo em periódico:

Botelho, E. S., & Rodrigues, C. G. O. (2016). Inserção das iniciativas de base comunitária no desenvolvimento do turismo em parques nacionais. Caderno Virtual de Turismo, 16(2), 280-295. http://dx.doi.org/10.18472/cvt.16n2.2016.1202

Jafari, J., & Ritchie, J. R. B. (1981). Toward a framework for tourism education: problems and prospects. Annals of Tourism Research, 8(1), 13-34. https://doi.org/10.1016/0160-7383(81)90065-7

Autor Institucional:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Coordenação de Geografia. (2016). Arranjos populacionais e concentrações urbanas do Brasil. http://www.ibge.gov.br/apps/arranjos_populacionais/2015/pdf/publicacao.pdf

Sites:
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. (2020, Maio 31). Centro de Operações Prefeitura do Rio de Janeiro. http://cor.rio/.

World Tourism Organization (UNWTO) (2020, Maio 31). About Us [Sobre Nós]. https://www.unwto.org/about-us

Artigos em Jornais e Revistas não-especializados:

Com autor
Clemente, I., & Neves, M. L. (2007, Outubro 22). Na base da trapaça, Revista Época, pp. 56-58.

Sem autor
Carta Capital. (2019, Fevereiro 17) O que afasta os turistas estrangeiros do Brasil?, Recuperado em Maio 31, 2020, de https://www.cartacapital.com.br/sociedade/o- que-afasta-os-turistas-estrangeiros-do-brasil/

Nota: Forneça uma data tão específica quanto a disponível, mas pode ser apenas o ano. Se não houver data de uso (n.d.). Sempre que este tipo de artigo estiver disponível on-line forneça o link.

Leis, decretos, portarias etc.:

Decreto-Lei nº 2.423, 7 de abril de 1988. Diário Oficial, Brasília, v. 126, n.66, p.6009, Seção 1, PT.1 (1988).
https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1988/decreto-lei-2423-7-abril-1988-
375205-publicacaooriginal-1-pe.html

Artigos ou teses não-publicados:

A Revista aceita a citação de obras não-publicadas, a critério do autor, desde que mencionado o fato nas referências e na citação. No caso, a formatação é semelhante a trabalhos já publicados, exceto pela substituição do ano entre parênteses por “(no prelo)”.

O não atendimento de, pelo menos, um dos itens acima implicará na exclusão do trabalho do processo avaliação.

Artigos originais

Os artigos originais se caracterizam por uma contribuição destinada a divulgar resultados de pesquisa inédita.

Resenhas

As resenhas de livros se caracterizam como contribuição apresentam análise crítica de livros da área temática do periódico.

Política de Privacidade

As informações incluidas no cadastro dos usuários serão usadas exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.