Sobre a Revista
Foco e Escopo
O periódico acadêmico Caderno Virtual de Turismo (CVT) é publicado desde 2001 pelo Laboratório Tecnologias, Diálogos e Sítios (LTDS) - http://www.ltds.ufrj.br/ - do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, tendo como editor chefe o coordenador do laboratório, Prof. Roberto Bartholo.
Ao longo dos anos, o CVT consolidou-se como um importante vetor nas discussões sobre as relações entre turismo e desenvolvimento social no Brasil, projetando a noção de turismo de base comunitária tanto no debate acadêmico quanto nas políticas públicas. O CVT é pioneiro em sua abordagem dialogal das relações entre turismo de base comunitária e desenvolvimento local, acolhendo contribuições de pesquisadores de diferentes origens acadêmicas e estabelecendo um espaço de diálogo entre o campo do turismo, patrimônio e desenvolvimento situado.
Processo de Avaliação pelos Pares
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação é baseado no conceito de duplo parecer cego (double blind peer-review), e todos os revisores – sejam membros do corpo editorial ou pareceristas externos – possuem título de doutor.
Revisores
O CVT conta com um comitê científico de avaliadores nacionais e internacionais, especialistas nas áreas do turismo, patrimônio e desenvolvimento situado.
Clique aqui para acesssar a lista de avaliadores
Para os interessados em compor nosso Comitê Científico
Para fazer parte do nosso comitê de avaliação, é necessário que o pesquisador atenda os seguintes critérios:
- ter a titulação de doutor(a) em qualquer área;
- ter publicações e pesquisas relacionadas ao tema turismo, patrimônio e desenvolvimento situado.
Se possui interesse em participar do nosso comitê de avaliação, por favor, envie um e-mail para periodicocvt@gmail.com informando o interesse. No corpo da mensagem dever ser adicionado o link do currículo Lattes. Após o recebimento, a editoria analisará o currículo do pesquisador.
Processo de avaliação
Os textos enviados ao CVT passam por três etapas. A primeira etapa é uma desk review realizada pela Editora Executiva com auxílio dos seus assistentes editoriais, visando o enquadramento do texto submetido aos seguintes critérios de formatação e enquadramento temático, apresentados em <https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/about/submissions >
A primeira etapa se conclui com uma decisão editorial tomada pela Editoria Executiva, que pode ser: (1) o encaminhamento da submissão para a avaliação por pares; (2) ou a solicitação ao autor para rever o texto, adequando-o aos critérios da revista; (3) ou a rejeição da submissão.
Na segunda etapa, revisores internos (membros da Editoria Científica e do Conselho Editorial) e externos, todos com titulação de doutorado e experiência reconhecida na área temática do texto submetido, são designados pelo Editor Chefe e pelo Editor Científico (com auxílio da Editoria Científica Associada) como avaliadores das submissões aprovadas na primeira etapa.
Na terceira etapa, as submissões passam pela revisão dupla cega segundo os seguintes critérios:
- Adequação da estrutura do artigo à de um trabalho científico;
- Adequação ao foco e escopo editorial da revista;
- Qualidade da linguagem do texto;
- Atualidade e a relevância do tema;
- Clareza do objetivo do trabalho;
- Consistência das referências utilizadas no desenvolvimento teórico;
- Clareza e consistência dos procedimentos metodológicos adotados na pesquisa;
- Clareza e consistência das análises e interpretações dos resultados;
- Contribuição científica e impacto do artigo.
Os avaliadores seguem um formulário de avaliação padrão disponibilizado através do sistema de submissão. O acesso dos autores à decisão editorial que venha a ser tomada é também através do sistema de submissão tão logo haja um parecer conclusivo. Em caso de pareceres conflitantes, um terceiro avaliador é chamado.
Há quatro resultados possíveis para as avaliações:
1) Aceitação na íntegra sem restrições;
2) Aceitação com pequenas mudanças;
3) Aceitação sujeita a mudanças profundas e nova submissão aos avaliadores;
4) Rejeição
No caso da aceitação com pequenas mudanças não há necessidade de retorno da submissão aos avaliadores. A checagem do atendimento às solicitações é feita pelo editor chefe em conjunto com a editoria executiva.
No caso de aceitação sujeita a mudanças profundas o texto, uma vez revisado pelos autores, é ressubmetido para uma nova avaliação a ser feita pelos mesmos avaliadores. Nesse caso, somente haverá aprovação se houver consenso entre os dois avaliadores. Não havendo consenso, um terceiro avaliador é chamado.
Todo artigo aceito entra em processo editorial para sua inclusão em edição futura da revista, passando pelas etapas de revisão, diagramação e publicação realizadas pela editoria executiva.
Tempo de avaliação
Os textos recebidos são dispostos na fila de textos para avaliação. Os textos que estão há mais tempo na fila terão prioridade na avaliação.
O tempo estimado de avaliação por pares é de 90 dias.
O processo editorial de avaliação é conduzido seguinte forma: a editoria envia um convite para o avaliador, considerando a temática de interesse do avaliador e a temática do texto submetido. O avaliador pode aceitar ou rejeitar o convite. Aceitando o convite, é disponibilizada a ficha de avaliação que deve ser preenchida e disponibilizada aos autores junto com a decisão editorial.
Observação
Textos completos já publicados em anais de eventos não são aceitos para avaliação, salvo indicados no processo de Fast Track do evento.
Periodicidade
O CVT é um periódico quadrimestral – são publicados 3 números por ano.
Política de Acesso Livre
O CVT oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio da iniciativa Open Access e não cobra taxas aos autores em nenhuma fase do processo editorial.
Indexação
QUALIS CAPES - A4 nas áreas de Administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo; Arquitetura, urbanismo e design e Ciência política e relações internacionais - https://sucupira.capes.gov.br
GOOGLE SCHOLAR - https://scholar.google.com
RED DE REVISTAS CIENTÍFICAS DE ACCESO ABIERTO (REDALYC) - https://www.redalyc.org
WorldCat.org - https://www.worldcat.org
DOAJ - https://doaj.org
LATINDEX - https://www.latindex.org
EBSCO - https://www.ebsco.com
ROAD - https://road.issn.org
SUMNARIOS.ORG - https://sumarios.org
PERIÓDICOS CAPES - https://www.periodicos.capes.gov.br
SPELL - http://www.spell.org.br
EZB ( Eletronic Journals library) - https://ezb.ur.de
Código de Ética
Este Código de Ética explicita os princípios básicos que norteiam a conduta de todos os membros e parceiros que interagem no processo de certificação científica e publicação – autores, avaliadores, editores, membros do conselho e corpo editorial, revisores, tradutores, equipe editorial etc. – e apresenta as Políticas e Procedimentos para Violação do Código de Ética e má conduta ética.
Para fazer parte e desempenhar qualquer papel no processo de publicação é necessário estar de acordo com os princípios deste Código de Ética, expostos a seguir, e posicionar-se como referência em termos de conduta e integridade ética.
CONDUTA ÉTICA
Autores
- Garantir integridade dos dados apresentados no artigo.
- Assegurar autenticidade e originalidade de seu artigo.
- Certificar-se das apropriadas citações e identificação das fontes no uso de materiais de terceiros.
- Assegurar que seu artigo não contém quaisquer declarações caluniosas ou difamatórias e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros.
- Garantir que seu artigo não está em processo de avaliação em outro periódico.
- Declarar quaisquer potenciais conflitos de interesse gerados por seu artigo.
- Sinalizar imediatamente ao editor caso identifique falhas no artigo e contribuir com a imediata correção, seja antes da publicação e/ou com publicação de erratas, quando o erro for identificado após publicação do artigo.
- O autor que submete o artigo, que é o autor principal, deve assegurar que os autores que assinam o trabalho submetido à publicação tenham contribuído de modo efetivo em sua criação e elaboração.
Editor chefe
- Assegurar conduta ética em todos os processos que envolvem submissão, revisão por pares e publicação do periódico.
- Assegurar integridade, imparcialidade, confidencialidade e transparência no processo de certificação científica dos artigos submetidos à publicação.
- Garantir qualidade, originalidade, rigor, coerência, diversidade de pensamento nos trabalhos aprovados para publicação.
- Assegurar conduta ética, integridade, imparcialidade, transparência e agilidade na comunicação com os diversos atores envolvidos nos processos de submissão, avaliação, e publicação de trabalhos.
- Asseverar a contribuição do periódico no avanço do conhecimento.
- Afiançar sustentabilidade e desenvolvimento do periódico junto às comunidades científica, acadêmica e empresarial.
- Esforçar-se pelo aperfeiçoamento constante do periódico.
- Estabelecer e gerenciar políticas de conflitos de interesse dos diversos atores que participam do processo de certificação científica e publicação de periódicos.
- Definir e colocar em prática políticas de prevenção e sanções para situações de má conduta ética.
Membros do Conselho Editorial
- Assegurar que todos os editores chefes, equipe editorial, membros dos colegiados dos periódicos (corpo editorial científico, conselho editorial, avaliadores ad hoc) estejam cientes de seu papel como multiplicador, defensor e praticante deste Código de Ética, ao qual devem aderir.
- Assegurar conduta ética em todos os processos que envolvem submissão, revisão por pares e publicação de periódicos.
- Assegurar integridade, imparcialidade, confidencialidade e transparência no processo de certificação científica dos artigos submetidos à publicação.
- Assegurar conduta ética, integridade, imparcialidade, transparência e agilidade na comunicação com os diversos atores envolvidos nos processos de submissão, avaliação, preparação e publicação de trabalhos.
- Estabelecer e gerenciar políticas de conflitos de interesse dos diversos atores que participam do processo de certificação científica e publicação de periódicos.
- Definir e colocar em prática políticas de prevenção e sanções para situações de má conduta ética.
- Proteger e preservar os direitos de propriedades intelectuais.
- Reforçar, junto ao meio acadêmico-científico, a prática de conduta ética em todos os processos que envolvem submissão, revisão por pares e publicação do periódico.
- Não utilizar, em qualquer circunstância, informações privilegiadas, às quais teve acesso como membro do Conselho Editorial.
- Alertar o editor chefe sobre possíveis conflitos de interesse que prejudiquem a integridade de sua atuação como membro do Conselho Editorial do periódico.
Membros da Equipe Editorial
- Assegurar conduta ética em todos os processos que envolvem submissão, revisão por pares e publicação do periódico.
- Garantir integridade, imparcialidade, confidencialidade e transparência no processo de certificação científica dos artigos submetidos à publicação.
- Assegurar alto padrão de conduta ética, integridade, imparcialidade, transparência e agilidade na comunicação com os diversos atores envolvidos nos processos de submissão, avaliação, preparação e publicação de trabalhos.
- Alertar o editor chefe sobre possíveis conflitos de interesse que prejudiquem a integridade de sua atuação junto à equipe editorial.
Membros do Comitê Científico
- Assegurar conduta ética em todos os processos que envolvem revisão e certificação científica do trabalho submetido à publicação.
- Alertar o editor chefe sobre trabalhos semelhantes publicados ou submetidos à publicação e/ou quaisquer outras informações relevantes para o atendimento de padrões éticos na publicação.
- Assegurar confidencialidade, imparcialidade e integridade na realização da avaliação do artigo.
- Não utilizar, em qualquer circunstância, informações privilegiadas, às quais teve acesso como membro do Comitê Científico.
- Sugerir pareceristas idôneos, diretamente relacionados e atuantes na área específica do trabalho submetido à publicação.
- Contribuir efetivamente para o aperfeiçoamento do paper, estimulando os pareceristas a uma revisão crítica do trabalho, aperfeiçoando e complementando o(s) respectivo(s) parecer(es).
- Cumprir o prazo de avaliação acordado com o editor.
- Alertar o editor chefe sobre possíveis conflitos de interesse que prejudiquem a integridade do processo de avaliação.
Avaliadores ad hoc
- Posicionar-se como referência em termos de conduta e integridade ética.
- Assegurar confidencialidade, imparcialidade e integridade na realização da avaliação do artigo.
- Não utilizar, em qualquer circunstância, informações privilegiadas, às quais teve acesso como revisor.
- Contribuir para o efetivo aperfeiçoamento do paper, com pareceres críticos e construtivos.
- Cumprir o prazo de avaliação acordado com o editor.
- Alertar o editor sobre possíveis conflitos de interesse que prejudiquem a integridade do processo de avaliação.
- Alertar o editor sobre trabalhos semelhantes publicados ou submetidos à publicação.
PROPRIEDADE INTELECTUAL
A equipe do CVT compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commons BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plágio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE)
POLÍTICAS PARA VIOLAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS EM PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA
Este Código de Ética adota as políticas estabelecidas pelo Committee on Publication Ethics (COPE) para as situações de má conduta ética:
- Suspeita de publicação em duplicidade
- Suspeita de similaridade
- Suspeita de fabricação de dados
- Alterações de autoria (inclusão/exclusão)
- Suspeita de autoria (“ghost”, “guest” ou “gift”)
- Suspeita de conflito de interesse não declarado pelo autor
- Suspeita de problema ético em artigo submetido à publicação
- Suspeita de uso inapropriado de informação pelo avaliador
- O CVT publica correções, esclarecimentos, retrações e desculpas quando necessário.
POLÍTICA ANTI-PLÁGIO
Todos os artigos submetidos ao CVT passarão pela verificação de um software de detecção de similaridade.
A Revista segue as normas internacionais relativas aos trabalhos plagiados. Rejeita, em absoluto, todas as formas de plágio e só publica artigos com a garantia, por parte dos autores, da originalidade dos seus trabalhos.
Os editores estarão atentos aos processos de autoplágio e farão, sempre que julguem oportuno, recomendações aos autores.
Autores que apresentarem um trabalho total ou parcialmente plagiado, serão permanentemente banidos do periódico, ficando impossibilitados de submeter novas contribuições. Esta diretiva será comunicada aos autores, e lhes será garantido o direito de resposta.
PESQUISAS COM HUMANOS OU ANIMAIS
Os editores deverão se certificar, para os casos cabíveis, de que as pesquisas a serem publicadas foram aprovadas por órgãos competentes (comitês de ética e similares) e/ou seguiram diretrizes amplamente aceitas internacionalmente – como as diretrizes AERA e BERA para pesquisas em educação.
Histórico do periódico
O CVT surge em 2001 como veículo da produção científica de pesquisadores vinculados ao Instituto Virtual de Turismo do Rio de Janeiro, projeto coordenado pelo LTDS e financiado pela Faperj, visando consolidar uma rede colaborativa de pesquisa em turismo, patrimônio e desenvolvimento social.
Em 2006 foi implementado a primeira versão do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), disponibilizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o que implicou na reformulação do fluxo editorial. O CVT foi o primeiro periódico brasileiro da área de turismo, patrimônio e desenvolvimento social a adotar o sistema de Acesso Livre ao conteúdo proposto pelo projeto canadense Public Knowledge Project, da University of British Columbia.
A qualificação de seus processos editoriais se apoia, desde 2007, no sistema de dupla avaliação cega por pares. Após pesquisa na base de dados do CNPq, foi identificado o corpo de revisores. No mesmo ano, foi ampliado o comitê editorial, com a incorporação de pesquisadores internacionais.
Nos anos subsequentes, o CVT foi cadastrado em bases dedicadas a periódicos de livre acesso, ampliando sua inserção pada indexadores nacionais e internacionais conceituados. A partir de 2011, o CVT foi introduzido na nova versão do SEER, com toda a comunicação entre editor, avaliadores, diagramadores e autores sendo realizada por dentro de sistema.
A partir de 2016, o CVT contou com o apoio do IABS em sua produção editorial, somando-se às parcerias anteriores, mantidas desde sua criação, com o Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense (PPGTur/UFF), o Departamento de Turismo e Patrimônio (DETUR) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e pesquisadores do Departamento de Administração e Turismo (DAT) e do Programa de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável (PPGPDS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Em diversos períodos de sua história, o CVT contou com apoio financeiro através de editais da FAPERJ.