Stimulated visits and empowerment: for a less exclusive museum

Authors

  • Sibele Cazelli Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTIC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Douglas Falcão Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTIC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Maria Esther Valente Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTIC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1488

Keywords:

Visita Estimulada, Museu de Ciência e Tecnologia, Empoderamento.

Abstract

This study discusses the perceptions that the public of stimulated visits, from communities with low purchasing power and/or low cultural capital, develop from visiting a science and technology museum. Also described is their socio-demographic, cultural, and economic profile. The concepts of social inclusion, experience, and empowerment are taken as a reference, as well as a typology of museum publics involving the aspect of the sociocultural autonomy of the individual in relation to the event they are exposed to. The instrument was a self-administered questionnaire completed by 1258 visitors, containing questions about profile and attitudinal parameters of interest and motivation, related to the concept of empowerment. It is concluded that empowerment occurs through the association between perceptions of cognitive gains and their applicability to visitors’ social world at the level of their personal relations and their relations with more external social spheres. The actions of social inclusion in museums need to be materialized as an institutional policy.

Author Biographies

Sibele Cazelli, Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTIC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduada em Biologia, mestre em Educação e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTIC), onde estuda os processos de comunicação e cognição entre o museu e o público, levando-se em consideração as características das ações educacionais em contexto não formal e as especificidades de cada tipo de público. Dentro da abordagem de uma sociologia educacional aplicada, esses estudos envolvem a obtenção de informação sobre o público em suas várias dimensões, sociais, culturais, demográficas e individuais a fim de produzir subsídios para a tomada de decisões na organização das atividades museológicas em seus aspectos teóricos e práticos. A avaliação dessas atividades inclui a elaboração de instrumentos de medição e o desenvolvimento de metodologia estatística de análise.

Douglas Falcão, Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTIC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Educação pela University of Reading/UK (2006). É pesquisador da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTIC) e ocupou o cargo de diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS/MCTI) entre agosto de 2013 e novembro de 2016. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem em museus de ciência e tecnologia, inclusão social e produção e avaliação de recursos educacionais em museus de ciência e tecnologia.

Maria Esther Valente, Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTIC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Educação da mesma Universidade e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação do curso Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências/IG da UNICAMP. É pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTIC). Tem experiência na área de Educação em Museus especialmente museus de ciência e tecnologia. Atua como pesquisadora principalmente nos seguintes temas: educação em museus, acesso público, educação não formal e educação em ciências, divulgação da ciência, cultura científica e história das instituições museológicas. É credenciada como docente do curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT) do MAST.

Published

2018-06-22

How to Cite

Cazelli, S., Falcão, D., & Valente, M. E. (2018). Stimulated visits and empowerment: for a less exclusive museum. Caderno Virtual De Turismo, 18(1). https://doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1488

Issue

Section

Dossiê temático