O souvenir gastronômico e a identidade local: uma estratégia (marca) pouco explorada na promoção do destino turístico Quarta Colônia no sul do Brasil/BR

Autores/as

  • Aline Britto Fialho Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
  • Ana Julia Scortegagna Socal Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
  • Caroline Ciliane Ceretta Universidade Federal de Santa Maria
  • Tiago Costa Martins Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.24n1.2024.2112

Palabras clave:

souvenir gastronômico, identidade, Quarta Colônia

Resumen

O souvenir é um objeto que tem o poder de evocar sentimentos e sensações nos turistas durante a viagem, permitindo que eles prolonguem essa experiência. Com o objetivo de criar um souvenir gastronômico que identificasse a região da Quarta Colônia, no Rio Grande do Sul, Brasil, foi realizada uma pesquisa exploratória, que incluiu a análise de cardápios de restaurantes, referências teóricas e percepção de turistas. O estudo concluiu que a criação de um souvenir gastronômico deve levar em conta critérios como identidade visual, selo de qualidade e origem, embalagem, recursos informativos e rede de colaboradores para a venda do produto. A proposta para a Quarta Colônia sugere que a criação de um souvenir gastronômico pode contribuir para o desenvolvimento da agroindústria e da economia local, bem como para a preservação e para a divulgação da memória desse território.

Citas

Canclini, N. G. (1983). As culturas populares no capitalismo. Brasiliense.

Ceretta, C. C. (2017). As representações sociais nas festas de padroeiros da Quarta Colônia/RS. [Tese de Doutorado em Extensão Rural/UFSM, Santa Maria, RS, Brasil. 2017.

Ceretta, C., Socal, A. J. S. & Fialho, A. B. (2021). A roteirização turística como contribuição de desenvolvimento Territorial: um estudo dos roteiros da região do geoparque Quarta Colônia. Simposio Internacional de Investigación Científica en Turismo, Chile. Anais […]

Fernandes, A. G., Felin, E. T. & Marchesan, J. (2012). Agroindústrias familiares da Quarta Colônia: trabalho e tradição. Revista Latino-Americana de História, São Leopoldo, vol.1, n3, 249-260. Edição Especial – Lugares da História do Trabalho. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/rla/index.php/rla/article/view/110/88.

Gândara, J. M. G. (2009). Reflexões sobre o turismo gastronômico na perspectiva da sociedade dos sonhos. In: A. Panosso Neto, M. G. R. Ansrah, M. G. R. Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. (pp. 179-191). Manole.

Gil, A. C. (2014). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas.

Gordon, B. (1986). The Souvenir: Messenger of The Extraordinary. Journal of Popular Culture, 20(2), 135-146. Disponível em: .https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.0022-3840.1986.2003_135.x

Horodyski, G. S. (2014). O consumo na experiência turística: o caso dos souvenirs no destino Curitiba-PR. [Tese de Doutorado em Geografia/UFPR], Curitiba, PR, Brasil. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/35864.

Horodyski, G. S., Manosso F. C. & Gândara, J. M. G. (2012). O consumo de souvenir e a experiência turística em Curitiba (PR). Caderno Virtual de Turismo, 12(3), 323-342. Disponível em: http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/index.php/caderno/article/view/693.

Horodyski, G. S., Manosso F. C. & Gândara, J. M. G. (2014). Souvenirs Gastronômicos como Lembranças de Viagem: um estudo de caso em Curitiba – Brasil. Via Tourism, 6, s.p. Disponível em: http://journals.openedition.org/viatourism/738

Kovaleski, A., Coutinho, H. de M. & Horodyski, G. S. (2018). Discussão sobre o tema souvenir gastronômico no turismo: revisão de literatura. Marketing & Tourism, 3(3), 1-24. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4504.

Kotler, P. & Keller, K. L. (2006). Administração de marketing. Pearson Hall.

PORTUGAL. (1958). Decreto-Lei nº 46852. Acordo de Lisboa relativo à protecção das denominações de origem e ao seu registo internacional e o seu Regulamento de Execução. Disponível em: https://www.ministeriopublico.pt/instrumento/acordo-de-lisboa-relativo-proteccao-das-denominacoes-de-origem-e-ao-seu-registo-0.

Machado, P. C. & Siqueira, E. D. de. (2008). Turismo, consumo e cultura: significados e usos sociais do suvenir em Petrópolis-RJ. Revista Contemporânea, 10(1), 2-18. . Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/contemporanea/article/view/17672/13067

Medeiros, M. L., Horodyski, G. S. & Passador, J. L. (2017). Souvenirs gastronômicos na percepção do turista: o caso do queijo minas artesanal do serro. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11(2), 347-364. Disponível em: https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1307

Morrison, A. M. (2012). Marketing de Hospitalidade e Turismo. Cengage Learning.

Paula, T. M. de & Mecca, M. S. (2014). O souvenir como objeto de estudo nos periódicos científicos de turismo e nos programas de turismo stricto sensu no Brasil. In: Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 11., Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: ANPTUR. Disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/11/81.pdf

Paula, T. M. de, Mecca, M. S. & Gastal, S. de A. (2015). Interfaces entre as características da Economia Criativa brasileira e a produção do souvenir gastronômico. In: Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 12., Natal Anais [...]. Natal: ANPTUR. Disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/12/34.pdf

Reis, J. R. (2008). “Lembrei-me de você”: o consumo de souvenires atribuindo significado à viagem turística. In: Anais do V Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Belo Horizonte, MG. ANPTUR. ISSN 2359-6805. Disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/5/9.pdf

Santos, C. R. A. dos. A alimentação e seu lugar na história: os tempos da memória gustativa. (2005). História: Questões & Debates, Curitiba, n. 42, p. 11-31, 2005. Editora UFPR. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/historia/article/viewFile/4643/3797

Santos, D. M. (2018). História da gastronomia mundial. UNIASSELVI. Disponível em: https://portalidea.com.br/cursos/chef-executivo-de-cozinha-apostila04.pdf

Silva, A. P. (2014). Turismo e desenvolvimento territorial na Quarta Colônia - RS - Brasil: uma abordagem na perspectiva do capital social. [Tese de Doutorado em Extensão Rural/UFSM]. Santa Maria, RS, Brasil. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3817.

Silva. A. da, Lisboa, R. S., Souza. R. S. de & Arbage, A. P. (2008). O varejo de produtos coloniais na Região Central do Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 46., 2008. Anais [...]. Rio Branco: SOBER. Disponível em: https://ageconsearch.umn.edu/record/109112?v=pdf

Strunck, G. L. T. L. (1989). Como Criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso. Rio Books.

Vestena, M. H., Figueiró, A. S., Ziemann, D. & Cechin, D. N. (2019). A integração do patrimônio geomorfológico com a cultura do território: um estudo de caso no geoparque Quarta Colônia - RS – Brasil. In: ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE PATRIMÓNIO GEOMORFOLÓGICO E GEOCONSERVAÇÃO, 3, 2019, Guimarães. Anais [...]. Guimarães: Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade do Minho.

Publicado

2024-04-25

Cómo citar

Fialho, A. B., Socal, A. J. S., Ceretta, C. C., & Martins, T. C. (2024). O souvenir gastronômico e a identidade local: uma estratégia (marca) pouco explorada na promoção do destino turístico Quarta Colônia no sul do Brasil/BR. Caderno Virtual De Turismo, 24(1), 8–21. https://doi.org/10.18472/cvt.24n1.2024.2112

Número

Sección

Artigos originais