Uma visão da gestão da oferta do Turismo de Natureza no Parque Nacional do Caparaó (ES/MG)
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.21n3.2021.1838Palabras clave:
Planejamento Turístico, Oferta Turística, Segmentação Turística, Patrimônio Natural, Áreas Naturais, Protegidas.Resumen
O turismo de natureza é um dos tipos de turismo mais buscados atualmente, em especial para contemplação e lazer. O Parque Nacional do Caparaó (PNC), localizado entre os estados de Espírito Santo e Minas Gerais, é um exemplo deste tipo de atrativo. O objetivo do trabalho foi identificar a gestão da oferta do turismo de natureza e as relações com a Unidade de Conservação. A metodologia consistiu em revisão de literatura e elaboração de instrumentos de coletas de dados (questionário estruturado qualitativo), para entrevistasin locode 11 atores sociais (um gestor público e 10 empreendedores privados), aplicadas em 2017.Como resultados, a pesquisa demonstrou que os atrativos naturais e culturais são elementos enriquecedores na oferta turística, enquanto a falta de planejamento e o uso indiscriminado configuram-se como ameaças à aspectos qualitativos dos destinos. Concluiu-se que um melhor planejamento turístico da região é necessário, com revisão do plano de manejo do PNC e maior integração entre setor público e privado na gestão do turismo de natureza.
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