Barragem e turismo na representação dos barqueiros atingidos pela UHE Estreito em Babaçulândia – Tocantins

Autores/as

  • Ana Daisy Araújo Zagallo Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, TO, Brasil http://orcid.org/0000-0002-8422-9659
  • Marina Hainzenreder Ertzogue Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, TO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.19n1.2019.1429

Palabras clave:

Barragem, Turismo, Sustentabilidade, Representação Social.

Resumen

Este artigo aborda as representações sociais do turismo dos barqueiros de Babaçulândia (TO), município afetado pela Usina Hidrelétrica Estreito – UHEE, instalada no Rio Tocantins. O estudo, de natureza qualitativa, baseou-se nos pressupostos teóricometodológicos da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici para subsidiar a discussão dos dados coletados por meio de conversas qualificadas. Diante das transformações que descaracterizaram a paisagem e o modo de vida ribeirinho, buscou-se compreender a importância e o significado do turismo para essa comunidade, nas representações desses barqueiros. O estudo mostra que para esse grupo de atingidos, antes da implantação da UHEE, o turismo sazonal desenvolvido nas praias temporárias do Rio Tocantins era sustentável, pois envolvia toda a cidade, gerando benefícios à comunidade em geral. Concluiu-se que no contexto dos efeitos gerados pela UHEE, as representações produzidas por esses atores sociais denotam um cenário de incertezas,revelando um horizonte de insustentabilidade socioambiental para essa comunidade amazônica.

Biografía del autor/a

Ana Daisy Araújo Zagallo, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, TO, Brasil

Doutora em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins, graduada em Comunicação Social (UFAL), mestra em Comunicação (Unimar), especialista em Turismo - planejamento, gestão e marketing (UCB) e professora efetiva da UFT.

Marina Hainzenreder Ertzogue, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, TO, Brasil

Doutora em História Social pela USP, professora da UFT e bolsista Cnpq.

Publicado

2019-08-14

Cómo citar

Zagallo, A. D. A., & Ertzogue, M. H. (2019). Barragem e turismo na representação dos barqueiros atingidos pela UHE Estreito em Babaçulândia – Tocantins. Caderno Virtual De Turismo, 19(1). https://doi.org/10.18472/cvt.19n1.2019.1429

Número

Sección

Artigos originais