Carnaval, turismo e trabalho informal na Bahia: tanto negócio e tanto negociante

Autores/as

  • Marília Flores S. de Oliveira
  • Orlando J. R. de Oliveira

Palabras clave:

Economia do lazer, Trabalho informal, Turismo, Carnaval, Indústria cultural, Leisure economy, Informal work, Tourism, Cultural industry

Resumen

Este artigo analisa algumas relações entre as dimensões simbólico-culturais e as dimensões materiaiseconômicas do Carnaval de Salvador, festa de forte cunho comercial que movimenta tanto a economia formal quanto os micro-negócios e o trabalho informal. Para discutir o atual cenário carnavalesco, busca-se compreender vários elementos da estrutura social baiana, sob as perspectivas sociológica, antropológica, histórica e econômica, de maneira a se ampliar o enfoque sobre a relação entre a economia do lazer e o trabalho informal nesta festa.
Palavras-chave: Economia do lazer; Trabalho informal; Turismo; Carnaval; Indústria cultural

Abstract:
This article analyzes some relations between the cultural-symbolic dimension and the social-economic one of the Salvador's Carnival, party with a big commercial content that puts into motion the formal economy's resources and the micro business's and the informal work's one, too. To analyze the current scene of the carnival, the article searches to understand several elements of the local social structure, under the sociological, the anthropological, the historical and the economic perspectives, in way to extend the approach about the relation between the leisure's economy and the informal work in this party.
Key-words: Leisure economy; Informal work; Tourism; Carnaval; Cultural industry

Publicado

2006-10-23

Cómo citar

Oliveira, M. F. S. de, & Oliveira, O. J. R. de. (2006). Carnaval, turismo e trabalho informal na Bahia: tanto negócio e tanto negociante. Caderno Virtual De Turismo, 5(4). Recuperado a partir de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/100

Número

Sección

Artigos originais