Turismo comunitário e internet: análise dos sites das experiências no Brasil

Autores

  • Gabriel Chagas Teodózio Prudêncio Coutinho Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.
  • Guilherme Mendes Thomaz Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.
  • Carlos Alberto Cioce Sampaio Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba, PR, Brasil; Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil.

Palavras-chave:

Turismo, Desenvolvimento, Turismo Comunitário, Marketing de Destinos Turísticos, Internet e Mídias Sociais.

Resumo

Este artigo analisa o turismo comunitário no espaço virtual, identificando experiências brasileiras e se elas apresentam conteúdos, informações e funcionalidades básicas para atender às necessidades dos potenciais turistas. Como metodologia, criou-se instrumento de coleta de dados específico, adaptado ao turismo comunitário. E como principais resultados, auferiram-se: quais os potenciais que internet e mídias sociais oferecem; quais experiências de turismo comunitário no Brasil utilizam a internet; quais mídias sociais podem ser mais bem exploradas na promoção turística dos destinos comunitários; que há desatenção quanto ao potencial que público estrangeiro oferece ao turismo comunitário no Brasil; que as experiências podem estar mais atentas à complexidade de informações exigidas pelo turismo comunitário, mas que estas valorizam seus diferenciais como produto turístico; por fim, que tais experiências não estão imbricadas em redes macros de turismo comunitário. As análises realizadas sugerem necessidade de melhor planejar os destinos comunitários em formato de redes, a exemplo de algumas iniciativas no Brasil e no mundo, tanto no momento de estruturar o produto, quanto no momento de propor estratégias de promoção e venda.

Biografia do Autor

Gabriel Chagas Teodózio Prudêncio Coutinho, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Turismo (UFPR).

Guilherme Mendes Thomaz, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Turismo (UFPR)

Carlos Alberto Cioce Sampaio, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba, PR, Brasil; Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil.

Curso de Turismo e do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Gestão Urbano/PUC-PR; PPG em Desenvolvimento Regional/FURB. Pesquisador CNPq. Coordenador Adjunto da Área de Ciências Ambientais da CAPES.

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Publicado

27.04.2015

Como Citar

Coutinho, G. C. T. P., Thomaz, G. M., & Sampaio, C. A. C. (2015). Turismo comunitário e internet: análise dos sites das experiências no Brasil. Caderno Virtual De Turismo, 15(1). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/932

Edição

Seção

Artigos originais