Turismo comunitário e internet: análise dos sites das experiências no Brasil
Palavras-chave:
Turismo, Desenvolvimento, Turismo Comunitário, Marketing de Destinos Turísticos, Internet e Mídias Sociais.Resumo
Este artigo analisa o turismo comunitário no espaço virtual, identificando experiências brasileiras e se elas apresentam conteúdos, informações e funcionalidades básicas para atender às necessidades dos potenciais turistas. Como metodologia, criou-se instrumento de coleta de dados específico, adaptado ao turismo comunitário. E como principais resultados, auferiram-se: quais os potenciais que internet e mídias sociais oferecem; quais experiências de turismo comunitário no Brasil utilizam a internet; quais mídias sociais podem ser mais bem exploradas na promoção turística dos destinos comunitários; que há desatenção quanto ao potencial que público estrangeiro oferece ao turismo comunitário no Brasil; que as experiências podem estar mais atentas à complexidade de informações exigidas pelo turismo comunitário, mas que estas valorizam seus diferenciais como produto turístico; por fim, que tais experiências não estão imbricadas em redes macros de turismo comunitário. As análises realizadas sugerem necessidade de melhor planejar os destinos comunitários em formato de redes, a exemplo de algumas iniciativas no Brasil e no mundo, tanto no momento de estruturar o produto, quanto no momento de propor estratégias de promoção e venda.Downloads
Publicado
27.04.2015
Como Citar
Coutinho, G. C. T. P., Thomaz, G. M., & Sampaio, C. A. C. (2015). Turismo comunitário e internet: análise dos sites das experiências no Brasil. Caderno Virtual De Turismo, 15(1). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/932
Edição
Seção
Artigos originais