O Museu da Inconfidência em Ouro Preto (MG) e sua interface com o turismo, o patrimônio e a comunidade local

Autores

  • Leandro Benedini Brusadin Pós-Doutorando pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH- USP). Professor Efetivo do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

Palavras-chave:

Ouro Preto, Museu da Inconfidência, Patrimônio Cultural

Resumo

O presente artigo pretende indicar que, através do estudo do Museu da Inconfidência, localizado em Ouro Preto – Minas Gerais, pode-se analisar a interface da atividade turística e do patrimônio cultural perante a comunidade local. O Museu da Inconfidência realiza diversas atividades sócio-educativas com seu público relacionadas à participação da comunidade local. A metodologia desse estudo baseia-se em dados quali-quantitativos, coletados em pesquisa documental no arquivo histórico da própria instituição, os quais revelam os índices de visitação da comunidade local. Foi realizado, ainda, pesquisa de caráter observatório-participante no interior do Museu da Inconfidência a fim de interpretar a representação simbólica de sua exposição permanente e sua relação com a prática do turismo. Tais interpretações nos levam a afirmar que a forma descendente como tal patrimônio fora instituído em Ouro Preto pelos modernistas no Governo Vargas ainda se reflete no índice de visitantes dessa comunidade. A interação com a comunidade local e o turismo vem se fortalecendo devido ao uso de novas tecnologias interativas e a comercialização de produtos que rememoram a visitação a esse patrimônio cultural.

Biografia do Autor

Leandro Benedini Brusadin, Pós-Doutorando pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH- USP). Professor Efetivo do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 2001. Mestre em Hospitalidade, em 2005, pela Universidade Anhembi Morumbi, linha de pesquisa: gestão estratégica em Turismo, bolsista CAPES, orientado pela Prof. Dra. Ada de Freitas Maneti Dencker. Doutorado em História, em 2011, pela Universidade Estadual Paulista – UNESP / Franca, linha de pesquisa: História e Cultura, orientado pela Profa. Dra. Ida Lewkowicz. Professor Efetivo do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desde 2008. Membro do Comitê de Pesquisa na área de Ciências Sociais Aplicadas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFOP. Autor do livro Valor Patrimonial e Turismo: limiar entre história, território e poder.

Downloads

Publicado

02.12.2014

Como Citar

Brusadin, L. B. (2014). O Museu da Inconfidência em Ouro Preto (MG) e sua interface com o turismo, o patrimônio e a comunidade local. Caderno Virtual De Turismo, 14(3). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/869

Edição

Seção

Artigos originais