Sentido e significado da inovação em turismo na Colônia Witmarsum (Paraná)

Autores

  • Fabiola Bevervanço Zdepski Doutora em Administração pela Universidade Positivo. Professora Adjunta do Curso de Turismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba, PR, Brasil.
  • Yára Lúcia Mazziotti Bulgacov Doutora em Educação pela UNESP. Profossora Titular da Universidade Positivo. Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Palavras-chave:

Inovação divergente em turismo, Sentidos, Significados.

Resumo

A identificação das possibilidades de inovação em turismo em uma localidade deve ser feita levando em conta o contexto local, expresso pelas crenças, conhecimentos comuns entre outros fatores. Por suas características, o turismo em base local se enquadra na abordagem divergente da inovação em turismo, proposta por Hjalager (2010). Nela, o turismo está centrado na comunidade e os indivíduos inseridos nela são agentes ativos no e do seu desenvolvimento e a experiência turística, voltada para os autóctones, apresenta-se como a verdadeira inovação. No artigo também analisamos a inovação a partir da teoria sócio-histórica e cultural apregoada por Vigotski (1996), entendendo que o desenvolvimento humano se dá nos processos de interação e mediação a partir das trocas com o coletivo, atribuindo à inovação um caráter coletivo, sendo a aprendizagem mediadora das relações dentro da atividade e entre os participantes. Objetivamos identificar os sentidos e significados de inovação na prática de produção associada ao turismo da Colônia Witmarsum-PR. Foram utilizadas entrevistas, observações e filmagens e a apreensão dos significados atribuídos pelos indivíduos envolvidos nas atividades foi realizada pela constituição de Núcleos de Significação, metodologia proposta por Aguiar e Ozella (2006). O resultado da análise permitiu identificar um potencial significativo para inovação divergente.

Biografia do Autor

Fabiola Bevervanço Zdepski, Doutora em Administração pela Universidade Positivo. Professora Adjunta do Curso de Turismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba, PR, Brasil.

Professora do Curso de Turismo da PUCPR. Bacharel em Turismo, Mestre e Doutora em Administração.

Yára Lúcia Mazziotti Bulgacov, Doutora em Educação pela UNESP. Profossora Titular da Universidade Positivo. Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Possui Doutorado em Educação pela UNESP-Universidade Estadual de São Paulo, Campus Marília; Mestrado em Psicologia pela PUC_SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialização em Análise das Condições de Ensino pela UFSC, Universidade pela Universidade Federal de São Carlos, Graduação em Psicologia pela UEL, Universidade Estadual de Londrina. Professora titular do Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo, Curitiba. Professora Sênior do PMDA da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

02.12.2014

Como Citar

Zdepski, F. B., & Bulgacov, Y. L. M. (2014). Sentido e significado da inovação em turismo na Colônia Witmarsum (Paraná). Caderno Virtual De Turismo, 14(3). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/859

Edição

Seção

Artigos originais