A aplicação do TALC no destino turístico de sol e praia no litoral sul de Sergipe, Brasil

Autores

  • Letícia Bianca Barros de Moraes Lima Professora da área de Turismo e Hospitalidade e Assessora Internacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Aracajú, SE, Brasil.
  • José Wellington Carvalho Vilar Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) e do Núcleo de Pós Graduação em Geografia (NPGEO) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracajú, SE, Brasil.

Palavras-chave:

Turismo de Sol e Praia, Litoral Sul de Sergipe, TALC.

Resumo

O modelo evolucionário de Butler (1980) denominado TALC (Tourism Area Life Cycle) propõe a análise do ciclo de vida de um destino turístico, e tem sido aplicado em diversas regiões turísticas e referenciado em pesquisas científicas em todo o mundo. O objetivo deste artigo é aplicar o TALC no Litoral Sul de Sergipe (LSS) para verificar em qual estágio/fase encontra-se o destino. A metodologia utilizada foi estruturada na análise da evolução temporal dos meios de hospedagens tradicionais e do número de domicílios utilizados como casas de veraneio. A análise dos meios de hospedagens tradicionais (hotéis e pousadas) foi mensurada por meio do número de leitos disponíveis considerando o período de 1983 a 2010. E o número de domicílios utilizados como casas de veraneio por meio de dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base nos censos de até 1970, 1980, 1991, 2000 e 2010. Os resultados demonstraram o predomínio do turismo de segunda residência no Litoral Sul de Sergipe e que o destino turístico encontra-se na fase de desenvolvimento.

Downloads

Publicado

02.12.2014

Como Citar

Lima, L. B. B. de M., & Vilar, J. W. C. (2014). A aplicação do TALC no destino turístico de sol e praia no litoral sul de Sergipe, Brasil. Caderno Virtual De Turismo, 14(3). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/847

Edição

Seção

Artigos originais