A retirada das barracas de praia da orla de Salvador na perspectiva de turistas e moradores
Palavras-chave:
Praias, Lazer, Marketing Territorial, Retirada das Barracas de Praia de SalvadorResumo
O presente artigo tem como objetivo principal identificar o impacto da demolição das barracas de praia da orla de Salvador, ocorrida em agosto de 2010, na perspectiva de moradores e turistas no que diz respeito à oferta de produtos e serviços. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com abordagem da técnica de levantamento de campo (survey). A amostra utilizada foi do tipo não-probabilística por conveniência, composta por frequentadores de duas praias que tiveram barracas demolidas: o Porto da Barra e o Jardim de Alah. Foram aplicados 494 questionários em novembro de 2011. No intuito de perceber as diferenças de perspectivas antes e depois da retirada das barracas de praia e, consequentemente, identificar o impacto da demolição, este trabalho realizou uma comparação entre os dados primários obtidos na presente pesquisa (atual e referente a 2011) e dados secundários de uma pesquisa realizada em 2006 pelo SEBRAE sobre os serviços ofertados nas praias de acordo com critérios específicos. A principal conclusão foi a identificação de que, na percepção dos frequentadores, houve uma queda na qualidade da oferta de serviços e produtos nas praias após a retirada das barracas.Downloads
Publicado
30.12.2013
Como Citar
Vera, L. A. R., Ladeira, R., & Costa, A. da S. (2013). A retirada das barracas de praia da orla de Salvador na perspectiva de turistas e moradores. Caderno Virtual De Turismo, 13(3). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/780
Edição
Seção
Artigos originais