Glossário e corpus de textos científicos do Turismo
proposta metodológica de atualização
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.25n2.2025.2276%20%20%20Palavras-chave:
Terminologia, Corpus, TurismoResumo
Este artigo apresenta um projeto de pesquisa que tem como objetivo a criação de um glossário bilíngue (português-inglês) do campo científico do Turismo a partir de termos e dados linguísticos extraídos de um corpus de textos científicos. Esse corpus, denominado TEXTur, foi criado há alguns anos e compõe-se de um conjunto de resumos científicos e respectivas traduções (português-inglês) extraídos de três periódicos nacionais de Turismo e de resumos publicados em inglês extraídos de três periódicos internacionais no período de 2018 a 2021. Desse corpus, foram extraídos cerca de 300 termos, que compõem o glossário até o momento. Para acompanhar a evolução terminológica da produção científica da área do turismo, o corpus precisa ser atualizado por meio da inserção de novos resumos ao corpus, publicados a partir de 2022, dos quais serão extraídos novos termos. O objetivo deste trabalho foi testar e descrever uma proposta metodológica de atualização do corpus e do glossário e apresentar os resultados desse processo, observando se houve a ocorrência de termos diferentes no novo conjunto textual compilado (2022) e a pertinência de incluí-los no glossário. A metodologia proposta dividiu-se em três etapas: (1) compilação dos resumos de 2022; extração dos termos que ocorreram exclusivamente no conjunto textual de 2022 com uso de um programa de análise de palavras (WordSmith Tools) e aplicação de critérios de seleção de termos (Barros, 2004; Cabré, 1993) e (3) análise da relevância dos termos por especialistas da área por meio do método Delphi. Como resultado, foram compilados 102 resumos/traduções e identificados 102 termos, que foram ranqueados segundo o grau de relevância atribuído pelos especialistas da área. Como contribuição, a metodologia proposta foi testada e poderá ser replicada em atualizações futuras, o que permitirá continuar observando o advento de novos termos e temas nas publicações do campo científico do turismo.
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