Realidade Aumentada em atrativos turísticos
uma análise a partir do Modelo de Aceitação Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.24n2.2024.2163Palavras-chave:
Realidade Aumentada, Modelo de Aceitação Tecnológica, Atrativos turísticos, Turismo.Resumo
A Realidade Aumentada (RA), ferramenta tecnológica que permite a inserção de elementos virtuais sobre o ambiente real, pode enriquecer a experiência turística agindo como um guia e entretenimento secundário e informativo. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos fatores que influenciam a intenção de uso de realidade aumentada em atrativos turísticos, a partir do Modelo de Aceitação Tecnológica. A metodologia utilizada foi descritivo-exploratória, com abordagem quantitativa, e o instrumento de coleta foi aplicado a 112 estudantes universitários. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) através do software SPSS v.23, pacote AMOS, para testar o modelo proposto composto de cinco hipóteses. Os resultados do modelo estrutural indicam que a Intenção de uso da Realidade Aumentada é diretamente influenciada pela Utilidade e pela Atitude, assim como aponta a influência da Facilidade de Uso em relação à Utilidade. Conclui-se que a intenção de utilizar RA num atrativo turístico é maior quando se considera seu uso útil, e se tem uma atitude positiva a seu respeito.
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