A relação entre a busca de informação e a escolha do canal de distribuição nas compras dos serviços de viagem de Pernambuco

Autores

  • Gabriela Cristina Pinheiro de Melo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil
  • Carla Borba da Mota Silveira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil
  • André Falcão Durão Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1374

Palavras-chave:

Tecnologia, Canais de Distribuição, Serviços Turísticos.

Resumo

Os avanços tecnológicos redesenharam a cadeia de distribuição do turismo. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a busca de informação e a escolha do canal de distribuição na compra dos serviços de viagem do visitante de Pernambuco. Como base teórica, foi abordada a Tecnologia da Informação e Comunicação e seus impactos, comportamento de compra e distribuição dos serviços turísticos, segundo autores como Buhalis (2002), Brasil (2008) e Xiang et al. (2015). Em termos metodológicos, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem quantitativa, utilizando o levantamento tipo survey, com amostra não probabilística por conveniência. Foram entrevistadas 168 pessoas, em abril e maio de 2016, visitantes do estado de Pernambuco. O resultado da análise indicou que há pouca relação, direta e condicional, entre a busca e a finalização da compra. Resultado checado, uma vez que a finalização de compra dos visitantes estudados sofreu variações para cada tipo de serviço turístico.

Biografia do Autor

Gabriela Cristina Pinheiro de Melo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco.

Carla Borba da Mota Silveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

Bacharel em Turismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1995), Mestre e Doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Docente da Universidade Federal de Pernambuco com pesquisas no âmbito dos estudos voltados para o planejamento turístico, as políticas públicas, cultura, economia criativa e turismo.

André Falcão Durão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

Professor Adjunto I com Dedicação Exclusiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT). Possui doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2007-2011) - UFPE/PROPAD, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2003-2005) - UFPE/PROPAD. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1999-2002) - UFPE/DHT. 

Downloads

Publicado

22.06.2018

Como Citar

Melo, G. C. P. de, Silveira, C. B. da M., & Durão, A. F. (2018). A relação entre a busca de informação e a escolha do canal de distribuição nas compras dos serviços de viagem de Pernambuco. Caderno Virtual De Turismo, 18(1). https://doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1374

Edição

Seção

Artigos originais