A Influência dos relacionamentos para o desempenho das empresas de hospedagem

Autores

  • Daniel Pires Vieira Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil
  • Valmir Emil Hoffmann Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1325

Palavras-chave:

Estratégia, Relações Interorganizacionais, Desempenho, Meios de Hospedagem.

Resumo

O turismo é uma atividade econômica aglomerada territorialmente em que as diferentes organizações responsáveis pelo processo produtivo interagem entre si e com organizações de suporte para a formatação do produto e prestação dos serviços turísticos. A interação entre os diversos agentes é importante para a competitividade dos destinos e, em última instância, das empresas. O presente estudo parte de um foco de análise empresarial e tem por objetivo verificar a influência dos relacionamentos interorganizacionais para o desempenho das empresas do setor de hospedagem. Os dados foram coletados a partir de questionários aplicados a 152 empresas de três destinos nacionais (Tiradentes – MG, Bonito – MS e Itatiaia – RJ). Os resultados encontrados indicam que empresas de hospedagem com desempenhos superiores apresentam padrões de relacionamento diferentes tanto com empresas da cadeia produtiva do turismo quanto com organizações de suporte.

Biografia do Autor

Daniel Pires Vieira, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil

Mestre e Doutor em Administração pela Universidade de Brasília – UnB. http://lattes.cnpq.br/8479518094057050. vieira.pires@gmail.com.

Valmir Emil Hoffmann, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil

Doutor em Administração – Universidade de Zaragoza, Professor Titular, Universidade de Brasília – UnB. http://lattes.cnpq.br/0236421856397794. ehoffmann@unb.br.

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Publicado

22.06.2018

Como Citar

Vieira, D. P., & Hoffmann, V. E. (2018). A Influência dos relacionamentos para o desempenho das empresas de hospedagem. Caderno Virtual De Turismo, 18(1). https://doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1325

Edição

Seção

Artigos originais