A relação entre a tipologia estratégica de Miles e Snow e os grupos estratégicos do setor hoteleiro do estado do Paraná

Autores

  • Simony Neubauer Bahls Mestre em adminitração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba, PR, Brasil.
  • Tomas Sparano Martins Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor Adjunto Classe A da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.
  • Heitor Takashi Kato Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba, PR, Brasil.

Palavras-chave:

Hotéis. Grupos estratégicos. Estratégia organizacional.

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar o relacionamento existente entre a estratégia organizacional e os grupos estratégicos nos hotéis do estado do Paraná. Com o propósito de analisar a estratégia organizacional foi utilizada a tipologia de Miles e Snow (1978). Para a configuração dos grupos estratégicos foram utilizadas questões referentes às ações estratégicas das empresas e variáveis relacionadas ao setor. A pesquisa é predominantemente descritiva, de levantamento de corte transversal; e foram utilizadas técnicas estatísticas de análise fatorial, análise de agrupamentos (cluster) e correlação de Spearman. Verificou-se que existe correlação entre a estratégia organizacional e os grupos estratégicos.

Downloads

Publicado

2014-12-02

Como Citar

Bahls, S. N., Martins, T. S., & Kato, H. T. (2014). A relação entre a tipologia estratégica de Miles e Snow e os grupos estratégicos do setor hoteleiro do estado do Paraná. Caderno Virtual De Turismo, 14(3). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/856

Edição

Seção

Artigos originais