A contribuição do planejamento urbano na imagem e na competitividade do destino turístico de Curitiba (PR)

Thays Cristina Domareski-Ruiz, Diogo Luders Fernandes, José Manoel Gonçalves Gândara

Resumo


Este artigo tem como objetivo principal analisar a contribuição do planejamento urbano na imagem competitiva da capital paranaense como destino turístico, mediante análise das pesquisas de demanda turística da cidade de Curitiba (PR), dos anos de 2005 e de 2010. A metodologia utilizada no artigo foi um estudo exploratório, com pesquisa bibliográfica e documental. Na avaliação, foram utilizados para análise os Modelos de Competitividade de Porter, (1989); de Esser, (1994); de Crouch e Ritchie, (1999); de Heath, (2003); de Dwyer e Kim (2003); o Global Competitiveness Report, (2007) e o Modelo de Planejamento de Boullón (2002), buscando verificar a relação da competitividade com o planejamento urbano e a imagem do destino. Como principais resultados, o artigo identifica a importância e a relevância do planejamento urbano no desenvolvimento da atividade do turismo na cidade, na apropriação dos espaços públicos como atrativo e na qualificação dos equipamentos e infraestrutura na experiência turística em Curitiba, o que reflete na imagem da mesma como um destino turístico competitivo.

Palavras-chave


Planejamento urbano, destino turístico, imagem, competitividade, Curitiba

Texto completo:

PDF