Método da correlação de variáveis para a previsão da demanda turística: uma aplicação visando o planejamento do desenvolvimento turístico em uma região sul brasileira

Jose Elmar Feger, Luciana Davi Traverso Nodari, Fabio Lazzarotti

Resumo


O planejamento é uma ferramenta essencial para o direcionamento de ações em qualquer organização. Para se analisar e tomar decisões em um arranjo produtivo, considerando-o como um sistema, uma das variáveis importantes é a demanda. A temática do estudo aqui apresentado refere-se à condição de se fazer previsões de demanda quando não se dispõe de dados estatísticos consolidados. A alternativa apresentada é o método de correlação de variáveis, que se vale do método estatístico comparativo, utilizando como referência um sistema turístico, do qual se conheça os dados. O objetivo foi aplicar a metodologia a um caso concreto, analisando sua utilidade para o planejamento turístico, como também, criar um índice de atratividade que possa ser incorporado às fórmulas econometricas, para maior precisão em futuras análises. Duas questões orientaram o estudo: qual o potencial de crescimento da demanda turística da Região A? Qual o seu índice de atratividade?A metodologia seguiu uma abordagem descritiva e de corte transversal sendo delineada como um estudo de caso. Chegou-se a um possível crescimento da demanda de 3,8% e a um índice de atratividade de 0,95. Trata-se de um indicador preliminar e limitado, torna-se importante, entretanto, em fases iniciais de processos de planejamento..

Palavras-chave


Turismo; Demanda turística; Planejamento do turismo; Método da correlação de variáveis

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