A aplicação da análise SWOT no planejamento turístico de uma localidade: o caso de Araxá, MG

Autores

  • Natália Rodrigues de Melo Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Análise SWOT, Araxá, Planejamento, Turismo,

Resumo

Planejar na atividade turística é uma tarefa árdua, porém necessária. Através da análise SWOT, uma ferramenta importante para o planejador, é possível se fazer um ensaio mais detalhado de um local, tendo em vista o papel criterioso que este método exerce após se obter um diagnóstico apurado de todos os aspectos turísticos. Nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2009 foi realizada uma atividade de campo na cidade de Araxá, Minas Gerais, com o objetivo de levantar dados referentes à política de planejamento turístico. Através de observações e abordagens, procurou-se elucidar pontos estratégicos, elencados em eixos temáticos, para aplicação do método SWOT a fim de que, dessa forma, fosse possível obter resultados quanto ao desenvolvimento do trade. Com o trabalho in loco, foi possível observar que Araxá é uma cidade que, embora ainda necessite de adequação em algumas frentes de atuação, possui política de incentivo a atividade turística e seu papel no circuito indutor é de bastante relevância.

Biografia do Autor

Natália Rodrigues de Melo, Universidade Federal de Ouro Preto

Aluna do último semestre do curso de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais. Atualmente é voluntária do projeto de iniciação científica Ação Educativa do Iphan/FAOP/UFOP: Educação Patrimonial no Projeto "Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania".

Downloads

Publicado

2011-08-30

Como Citar

Rodrigues de Melo, N. (2011). A aplicação da análise SWOT no planejamento turístico de uma localidade: o caso de Araxá, MG. Caderno Virtual De Turismo, 11(2). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/546

Edição

Seção

Artigos originais