O souvenir gastronômico e a identidade local: uma estratégia (marca) pouco explorada na promoção do destino turístico Quarta Colônia no sul do Brasil/BR
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.24n1.2024.2112Palavras-chave:
souvenir gastronômico, identidade, Quarta ColôniaResumo
O souvenir é um objeto que tem o poder de evocar sentimentos e sensações nos turistas durante a viagem, permitindo que eles prolonguem essa experiência. Com o objetivo de criar um souvenir gastronômico que identificasse a região da Quarta Colônia, no Rio Grande do Sul, Brasil, foi realizada uma pesquisa exploratória, que incluiu a análise de cardápios de restaurantes, referências teóricas e percepção de turistas. O estudo concluiu que a criação de um souvenir gastronômico deve levar em conta critérios como identidade visual, selo de qualidade e origem, embalagem, recursos informativos e rede de colaboradores para a venda do produto. A proposta para a Quarta Colônia sugere que a criação de um souvenir gastronômico pode contribuir para o desenvolvimento da agroindústria e da economia local, bem como para a preservação e para a divulgação da memória desse território.
Referências
Canclini, N. G. (1983). As culturas populares no capitalismo. Brasiliense.
Ceretta, C. C. (2017). As representações sociais nas festas de padroeiros da Quarta Colônia/RS. [Tese de Doutorado em Extensão Rural/UFSM, Santa Maria, RS, Brasil. 2017.
Ceretta, C., Socal, A. J. S. & Fialho, A. B. (2021). A roteirização turística como contribuição de desenvolvimento Territorial: um estudo dos roteiros da região do geoparque Quarta Colônia. Simposio Internacional de Investigación Científica en Turismo, Chile. Anais […]
Fernandes, A. G., Felin, E. T. & Marchesan, J. (2012). Agroindústrias familiares da Quarta Colônia: trabalho e tradição. Revista Latino-Americana de História, São Leopoldo, vol.1, n3, 249-260. Edição Especial – Lugares da História do Trabalho. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/rla/index.php/rla/article/view/110/88.
Gândara, J. M. G. (2009). Reflexões sobre o turismo gastronômico na perspectiva da sociedade dos sonhos. In: A. Panosso Neto, M. G. R. Ansrah, M. G. R. Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. (pp. 179-191). Manole.
Gil, A. C. (2014). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas.
Gordon, B. (1986). The Souvenir: Messenger of The Extraordinary. Journal of Popular Culture, 20(2), 135-146. Disponível em: .https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.0022-3840.1986.2003_135.x
Horodyski, G. S. (2014). O consumo na experiência turística: o caso dos souvenirs no destino Curitiba-PR. [Tese de Doutorado em Geografia/UFPR], Curitiba, PR, Brasil. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/35864.
Horodyski, G. S., Manosso F. C. & Gândara, J. M. G. (2012). O consumo de souvenir e a experiência turística em Curitiba (PR). Caderno Virtual de Turismo, 12(3), 323-342. Disponível em: http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/index.php/caderno/article/view/693.
Horodyski, G. S., Manosso F. C. & Gândara, J. M. G. (2014). Souvenirs Gastronômicos como Lembranças de Viagem: um estudo de caso em Curitiba – Brasil. Via Tourism, 6, s.p. Disponível em: http://journals.openedition.org/viatourism/738
Kovaleski, A., Coutinho, H. de M. & Horodyski, G. S. (2018). Discussão sobre o tema souvenir gastronômico no turismo: revisão de literatura. Marketing & Tourism, 3(3), 1-24. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4504.
Kotler, P. & Keller, K. L. (2006). Administração de marketing. Pearson Hall.
PORTUGAL. (1958). Decreto-Lei nº 46852. Acordo de Lisboa relativo à protecção das denominações de origem e ao seu registo internacional e o seu Regulamento de Execução. Disponível em: https://www.ministeriopublico.pt/instrumento/acordo-de-lisboa-relativo-proteccao-das-denominacoes-de-origem-e-ao-seu-registo-0.
Machado, P. C. & Siqueira, E. D. de. (2008). Turismo, consumo e cultura: significados e usos sociais do suvenir em Petrópolis-RJ. Revista Contemporânea, 10(1), 2-18. . Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/contemporanea/article/view/17672/13067
Medeiros, M. L., Horodyski, G. S. & Passador, J. L. (2017). Souvenirs gastronômicos na percepção do turista: o caso do queijo minas artesanal do serro. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11(2), 347-364. Disponível em: https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1307
Morrison, A. M. (2012). Marketing de Hospitalidade e Turismo. Cengage Learning.
Paula, T. M. de & Mecca, M. S. (2014). O souvenir como objeto de estudo nos periódicos científicos de turismo e nos programas de turismo stricto sensu no Brasil. In: Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 11., Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: ANPTUR. Disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/11/81.pdf
Paula, T. M. de, Mecca, M. S. & Gastal, S. de A. (2015). Interfaces entre as características da Economia Criativa brasileira e a produção do souvenir gastronômico. In: Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 12., Natal Anais [...]. Natal: ANPTUR. Disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/12/34.pdf
Reis, J. R. (2008). “Lembrei-me de você”: o consumo de souvenires atribuindo significado à viagem turística. In: Anais do V Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Belo Horizonte, MG. ANPTUR. ISSN 2359-6805. Disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/5/9.pdf
Santos, C. R. A. dos. A alimentação e seu lugar na história: os tempos da memória gustativa. (2005). História: Questões & Debates, Curitiba, n. 42, p. 11-31, 2005. Editora UFPR. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/historia/article/viewFile/4643/3797
Santos, D. M. (2018). História da gastronomia mundial. UNIASSELVI. Disponível em: https://portalidea.com.br/cursos/chef-executivo-de-cozinha-apostila04.pdf
Silva, A. P. (2014). Turismo e desenvolvimento territorial na Quarta Colônia - RS - Brasil: uma abordagem na perspectiva do capital social. [Tese de Doutorado em Extensão Rural/UFSM]. Santa Maria, RS, Brasil. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3817.
Silva. A. da, Lisboa, R. S., Souza. R. S. de & Arbage, A. P. (2008). O varejo de produtos coloniais na Região Central do Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 46., 2008. Anais [...]. Rio Branco: SOBER. Disponível em: https://ageconsearch.umn.edu/record/109112?v=pdf
Strunck, G. L. T. L. (1989). Como Criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso. Rio Books.
Vestena, M. H., Figueiró, A. S., Ziemann, D. & Cechin, D. N. (2019). A integração do patrimônio geomorfológico com a cultura do território: um estudo de caso no geoparque Quarta Colônia - RS – Brasil. In: ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE PATRIMÓNIO GEOMORFOLÓGICO E GEOCONSERVAÇÃO, 3, 2019, Guimarães. Anais [...]. Guimarães: Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade do Minho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caderno Virtual de Turismo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão.