O souvenir gastronômico e a identidade local: uma estratégia (marca) pouco explorada na promoção do destino turístico Quarta Colônia no sul do Brasil/BR

Autores

  • Aline Britto Fialho Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
  • Ana Julia Scortegagna Socal Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
  • Caroline Ciliane Ceretta Universidade Federal de Santa Maria
  • Tiago Costa Martins Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.24n1.2024.2112

Palavras-chave:

souvenir gastronômico, identidade, Quarta Colônia

Resumo

O souvenir é um objeto que tem o poder de evocar sentimentos e sensações nos turistas durante a viagem, permitindo que eles prolonguem essa experiência. Com o objetivo de criar um souvenir gastronômico que identificasse a região da Quarta Colônia, no Rio Grande do Sul, Brasil, foi realizada uma pesquisa exploratória, que incluiu a análise de cardápios de restaurantes, referências teóricas e percepção de turistas. O estudo concluiu que a criação de um souvenir gastronômico deve levar em conta critérios como identidade visual, selo de qualidade e origem, embalagem, recursos informativos e rede de colaboradores para a venda do produto. A proposta para a Quarta Colônia sugere que a criação de um souvenir gastronômico pode contribuir para o desenvolvimento da agroindústria e da economia local, bem como para a preservação e para a divulgação da memória desse território.

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Publicado

2024-04-25

Edição

Seção

Artigos originais