Infraestrutura básica, marketing e promoção: a competitividade desses indicadores em Dourados e Ponta Porã/MS, a partir dos critérios do projeto 65 Destinos Indutores

Autores

  • Camila Santos Ferreira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, MS, Brasil
  • José Roberto da Silva Lunas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, MS, Brasil
  • Dores Cristina Grechi Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, MS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1252

Palavras-chave:

Turismo, Indicadores, Infraestrutura, Marketing, Análise

Resumo

Este trabalho analisou dois destinos turísticos: Dourados e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, sob os aspectos do marketing e da infraestrutura básica, tendo como parâmetros critérios já estabelecidos pelo Projeto 65 Destinos Indutores lançado em 2008 pelo Ministério do Turismo (MTur). Nenhuma das duas cidades faz parte da medição do Projeto do MTur, mas apresentam fluxo turístico relevante para o estado e para a economia local. Apesar de aproveitar critérios já estabelecidos, a metodologia fundamentou-se na elaboração de uma escala com valores específicos para esta pesquisa. Além disso, fez-se revisão teórica e entrevistas com os atores representativos do setor turístico em ambos os municípios. Os resultados indicam que a metodologia aplicada é válida para analisar qualquer aspecto importante para o desenvolvimento do turismo, principalmente quando a abordagem for qualitativa. No caso de Dourados e Ponta Porã, conclui-se que ambas possuem boa infraestrutura para o turismo e buscam divulgar-se enquanto destino, porém, muitos dos critérios abordados precisam ser melhorados ou implantados, principalmente em relação à segurança pública e ao marketing.

Biografia do Autor

Camila Santos Ferreira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, MS, Brasil

Graduada em Turismo (Bacharelado) com ênfase em ambientes naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Especialista em Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo e membro do Grupo de Pesquisa Turismo: Planejamento, Gestão e Desenvolvimento / PLANGEDTur.

José Roberto da Silva Lunas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, MS, Brasil

Doutor em Desenvolvimento Sustentável com concentração em gestão ambiental (2006) pela Universidade de Brasília -UNB. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa Turismo: Planejamento, Gestão e Desenvolvimento / PLANGEDTur.

Dores Cristina Grechi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, MS, Brasil

Doutora em Economia do Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2011). Atualmente é professora/pesquisadora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa Turismo: Planejamento, Gestão e Desenvolvimento / PLANGEDTur.

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Publicado

2018-06-22

Como Citar

Ferreira, C. S., Lunas, J. R. da S., & Grechi, D. C. (2018). Infraestrutura básica, marketing e promoção: a competitividade desses indicadores em Dourados e Ponta Porã/MS, a partir dos critérios do projeto 65 Destinos Indutores. Caderno Virtual De Turismo, 18(1). https://doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1252

Edição

Seção

Artigos originais