Representações sociais e o turismo: consubstanciação de geossímbolos

Autores

  • Rita Maria de Paula Garcia Professora Doutora do Departamento de Turismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UEMT), Nova Xavantina, MT, Brasil.

Palavras-chave:

Representação Social, Geossímbolo, Turismo.

Resumo

A geografia oferece campo vasto para o estudo do turismo. As representações sociais estão presentes na espacialidade do turista, indivíduo que a partir de seus deslocamentos promovem uma dinâmica que inclui pessoas, lugares e representações que constituem parte de sua experiência. O objetivo da pesquisa consiste em desvelar as representações simbólicas e apropriações do espaço pertinentes ao turismo e ao turista, especificamente. Para tal, o procedimento adotado foi pesquisa bibliográfica sobre os temas: produção do espaço, representações sociais e geossímbolos. Conclui-se que os símbolos operam, no âmbito do percebido e vivido, uma realidade concreta, e isso pode ser encarado como resultado de um investimento em lugares, coisas e objetos, coroados por uma sobrecodificação instalada nas representações e nas ausências para aqueles que se distanciam. Os geossímbolos são a expressão das representações e apropriações do turista, formuladas e/ou reformuladas por este.

Biografia do Autor

Rita Maria de Paula Garcia, Professora Doutora do Departamento de Turismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UEMT), Nova Xavantina, MT, Brasil.

Professora Doutora do Departamento de Turismo da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Nova Xavantina.

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Publicado

2015-12-15

Edição

Seção

Artigos originais