A imagem do Brasil como destino de turismo sexual na produção acadêmica de dissertações e teses (2001 - 2012)

Autores

  • Amanda Cavalcante Badega Lopes Tecnóloga em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo(IFSP), São Paulo, SP, Brasil.
  • Rafaela Camara Malerba Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), São Paulo, SP, Brasil.

Palavras-chave:

Turismo sexual, Destino turístico, Produção científica, Dissertações e teses, Brasil,

Resumo

Este artigo estuda a produção científica brasileira de dissertações e teses sobre o turismo sexual no Brasil, especialmente no que diz respeito à imagem do país como destino turístico. O corpus é composto de 13 documentos produzidos de 2001 a 2012, os quais são caracterizados em relação a autores, instituição, data, descritores, tema e área de concentração. Com base nos estudos voltados especificamente à questão da imagem, discute-se a formação da imagem do Brasil como destino sexual. Além disso, reúnem-se as principais recomendações apontadas para reverter este quadro. De modo geral, observa-se que a tal imagem decorre não somente de ações de marketing equivocadas, mas também de elementos históricos e culturais. Para modificar essa situação, aponta-se a necessidade de esforços complexos envolvendo publicidade, legislação, fiscalização e educação.

Biografia do Autor

Amanda Cavalcante Badega Lopes, Tecnóloga em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo(IFSP), São Paulo, SP, Brasil.

Tecnóloga em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/IFSP.

Rafaela Camara Malerba, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), São Paulo, SP, Brasil.

Licenciada em Letras pela PUC/SP. Bacharel em Turismo e especialista em Gestão Mercadológica de Turismo e Hotelaria pela ECA-USP. Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

Lopes, A. C. B., & Malerba, R. C. (2015). A imagem do Brasil como destino de turismo sexual na produção acadêmica de dissertações e teses (2001 - 2012). Caderno Virtual De Turismo, 15(2). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/994

Edição

Seção

Artigos originais