Planejamento participativo: uma análise do turismo de Uruçuca (BA) a partir da ótica dos residentes

Autores

  • Mayne da Silva Santos Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil
  • Marco Aurélio Ávila Professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.17n1.2017.0984

Palavras-chave:

Turismo, Planejamento Participativo, Residentes.

Resumo

O artigo em questão tem como objetivo apresentar as percepções e expectativas dos residentes em relação à atividade turística que ocorre em Uruçuca – Bahia. O referencial teórico aborda a política pública turística, o planejamento turístico, a participação e o capital social. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualiquantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e questionário. Para tratar e discutir os dados foi utilizado o Pacote Estatístico para Ciências Sociais – SPSS e análise de conteúdo. O estudo identificou que a participação e o envolvimento dos diferentes segmentos no planejamento turístico são baixos. A partir dessa constatação, apresentaram-se resultados e subsídios teóricos que servirão como fonte de referência para as iniciativas de planejamento participativo do turismo no município.

Biografia do Autor

Mayne da Silva Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil

Mestre em Cultura e Turismo, Especialista em Gestão e Educação Ambiental e Graduada em Turismo. Educadora Popular, Consultora e Gestora em planejamento participativo, desenvolvimento comunitário e turismo. Com experiência em planejamento participativo, mobilização social, educação popular, produção e execução de projetos.

Marco Aurélio Ávila, Professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil

Doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (2004), convalidado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992). Atualmente é professor pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz. Líder do Grupo de pesquisa Esporte, Lazer e Turismo: Política e Planejamento. Tem experiência em Turismo e Educação Física, atuando principalmente com os seguintes temas: Política e Planejamento em Lazer, Esporte e Turismo, Tendências do Turismo Contemporâneo, Desenvolvimento Turístico Sustentável e  Recreação Escolar.

Downloads

Publicado

13.06.2017

Como Citar

Santos, M. da S., & Ávila, M. A. (2017). Planejamento participativo: uma análise do turismo de Uruçuca (BA) a partir da ótica dos residentes. Caderno Virtual De Turismo, 17(1). https://doi.org/10.18472/cvt.17n1.2017.0984

Edição

Seção

Artigos originais