Os consequentes da satisfação: uma meta-análise aplicada ao contexto de turismo

Autores

  • Wagner Junior Ladeira Doutor na área de Gestão de Tecnologia e Inovação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Professor na Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.
  • Fernando Oliveira Santini Coordenador de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Senac Porto Alegre e docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.
  • Clecio Araujo Falcão Doutorando em Administração e Negócios com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Satisfação, conseqüentes e meta análise

Resumo

O estudo dos consequentes da satisfação tem sido um dos temas mais debatidos na área de turismo. Devido a este fato, o presente artigo teve como objetivo identificar as dimensões associadas à satisfação no turismo, avaliando os seus principais consequentes por meio de uma meta análise. No total foram encontrados 476 artigos com o tema satisfação aplicado à área de turismo. Deste total, 127 artigos (com características quantitativas) geraram 177 observações válidas para análise. Estes artigos foram investigados sob a ótica das variáveis propostas no modelo teórico. O modelo final avaliou as relações diretas com os consequentes: intenção de compra, lealdade, confiança, boca-a-boca e reclamação. Por fim, foram analisados possíveis moderadores da relação dos consequentes da satisfação (tipo de amostra, local da pesquisa e tamanho da amostra). Os resultados apontaram para relações significativas entre a satisfação e todos os construtos consequentes. No que tange aos efeitos moderadores, detectou-se significância para o efeito do tipo de amostra e local de aplicação da pesquisa entre as relações testadas.

Biografia do Autor

Wagner Junior Ladeira, Doutor na área de Gestão de Tecnologia e Inovação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Professor na Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado na área de Gestão de Tecnologia e Inovação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). É professor na Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É também professor de pós-graduação do Centro Universitário La Salle e da Faculdade de Tecnologia Senac-RS. Tem quase cem artigos publicados em períodicos e congressos e experiência na área de Administração, com ênfase em marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa quantitativa, gestão estratégica, marketing e projeto de pesquisa

Fernando Oliveira Santini, Coordenador de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Senac Porto Alegre e docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

Professor na Faculdade SENACRS; Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Programa de Pós-graduação em Administração; PUCRS/FACE/PPGAd/MAN.

Clecio Araujo Falcão, Doutorando em Administração e Negócios com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Professor na Faculdade SENACRS; Doutorando e Mestre em Administração e Negócio na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Programa de Pós-graduação em Administração; PUCRS/FACE/PPGAd/MAN

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Publicado

15.12.2015

Como Citar

Ladeira, W. J., Santini, F. O., & Falcão, C. A. (2015). Os consequentes da satisfação: uma meta-análise aplicada ao contexto de turismo. Caderno Virtual De Turismo, 15(2). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/971

Edição

Seção

Artigos originais