A cidade do entretenimento: um estudo sobre a identidade cultural da cidade de São Paulo

Autores

  • Alexandre Leonarde Universidade de São Paulo (EACH-USP)
  • Ricardo Ricci Uvinha Universidade de São Paulo (EACH-USP)

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.16n1.2016.0935

Palavras-chave:

Entretenimento, Lazer, Turismo

Resumo

Este estudo é uma primeira exploração, ainda não profunda, sobre a natureza diversa das identidades da cidade de São Paulo, assumindo-as como dinâmicas e abertas, não fixas e não permanentes, caracterizadas pela multiplicidade, entendidas como obras em construção. Como cidade global, São Paulo possui múltiplas identidades; diante da ausência de referenciais estáveis, analisou-se sua narrativa identitária, que pode ser apreendida na história, na literatura, na música, nos meios de comunicação, na cultura popular, que assumem o papel de indícios, permitindo captar como a cidade é imaginada, descrita e apresentada. Na perspectiva histórica, a identidade da cidade foi vinculada à velocidade, ao trabalho e ao progresso, caracterizada como centro financeiro e industrial do País. Porém, em São Paulo o entretenimento vem ganhando relevância econômica, espaço nos meios de comunicação, tornando-se importante empreendimento econômico, meio de sua promoção turística, por fim, ao compor suas narrativas identitárias, podendo ser considerado no tempo presente como mais um elemento da identidade cultural da cidade de São Paulo.

Biografia do Autor

Alexandre Leonarde, Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Pós-doutor em Lazer e Turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da Universidade de São Paulo (EACH-USP), São Paulo, SP, Brasil. Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL-EACH-USP). Bolsista Pós-doutorado Júnior CNPQ.

Ricardo Ricci Uvinha, Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Professor Livre Docente do curso Lazer e Turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da Universidade de São Paulo (EACH-USP), São Paulo, SP, Brasil. Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL-EACH-USP).

Downloads

Publicado

2016-04-24

Como Citar

Leonarde, A., & Uvinha, R. R. (2016). A cidade do entretenimento: um estudo sobre a identidade cultural da cidade de São Paulo. Caderno Virtual De Turismo, 16(1). https://doi.org/10.18472/cvt.16n1.2016.0935

Edição

Seção

Artigos originais