A formação turística na Espanha: evolução e oferta universitária atual

Autores

  • Noelia Araújo Vila Universidad de Vigo (UVIGO), Vigo, Pontevedra, España
  • José Antonio Fraiz Brea Universidade de Vigo (UVIGO), Vigo, Pontevedra, Espanha

Palavras-chave:

turismo, talento, recursos humanos, formación, universidad.

Resumo

A formação em turismo é chave para este setor, colaborando, assim, para a contratação de pessoal qualificado e adequado para os postos de trabalho, ou permitindo incrementar as aptidões e atitudes dos que já fazem parte deste mercado laboral. Até princípios do século XXI, o intrusismo laboral nesta indústria era algo habitual, apesar de que era percebido de modo negativo pelo consumidor, o turista. Causa disso era em grande parte a escassa oferta formativa neste âmbito, situação que nos últimos anos evoluiu de modo notável, se incrementando o número de titulações turísticas universitárias a nível nacional. O presente artigo analisa precisamente qual foi a evolução da formação turística em Espanha, partindo da necessidade da mesma como parte da gestão do talento e a sua vinculação com a obtenção de resultados exitosos por parte de uma empresa ou organização. Finalmente, realiza-se uma investigação qualitativa da oferta universitária em turismo através de uma análise de conteúdo das páginas sites das universidades espanholas.

Biografia do Autor

Noelia Araújo Vila, Universidad de Vigo (UVIGO), Vigo, Pontevedra, España

Profesora invitada e investigadora del Departamento de Organización de Empresas y Marketing de la Universidad de Vigo.

José Antonio Fraiz Brea, Universidade de Vigo (UVIGO), Vigo, Pontevedra, Espanha

Universidade de Vigo (UVIGO), Vigo, Pontevedra, Espanha

Downloads

Publicado

30.12.2013

Como Citar

Vila, N. A., & Brea, J. A. F. (2013). A formação turística na Espanha: evolução e oferta universitária atual. Caderno Virtual De Turismo, 13(3). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/776

Edição

Seção

Artigos originais