Observação participante aplicada a pesquisas em marketing sobre turismo e lazer

Autores

  • Ana Raquel Coelho Rocha Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Angela da Rocha Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), rio de Janeiro, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Observação Participante, Turismo, Lazer

Resumo

Este artigo apresenta o método de observação participante e ressalta algumas de suas vantagens na aplicação a pesquisas em marketing sobre turismo e lazer. As atividades de turismo e de lazer, como experiência de consumo, trazem consigo elementos cujo entendimento nem sempre é claro e facilmente alcançável. Por vezes, é necessário partilhar da experiência para entender a perspectiva de seus participantes. Esta é a principal vantagem na aplicação deste método etnográfico a pesquisas sobre turismo e lazer na disciplina de marketing: a observação in loco e a participação na atividade por parte do pesquisador permite trazer à tona questões que só a imersão no ambiente e a proximidade das complexas inter-relações que acontecem no contexto permitem identificar, para melhor entendimento do fenômeno investigado. O artigo se apoia em literatura pertinente ao tema e preocupa-se em identificar os passos a serem seguidos em pesquisa sobre o comportamento do consumidor de inspiração etnográfica utilizando a observação participante. Busca, ainda, mostrar a adequação do método e estimular seu uso em investigações sobre consumo de turismo e lazer.

Biografia do Autor

Ana Raquel Coelho Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutoranda em Marketing na Escola de Negócios da PUC-Rio.

Angela da Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professora Associada da Escola de Negócios da PUC-Rio desde 2009; Professora Titular Aposentada do Instituto Coppead de Administração da UFRJ

Downloads

Publicado

30.12.2013

Como Citar

Rocha, A. R. C., & da Rocha, A. (2013). Observação participante aplicada a pesquisas em marketing sobre turismo e lazer. Caderno Virtual De Turismo, 13(3). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/760

Edição

Seção

Artigos originais