Paradigmas e perspectivas estratégicas para o ecoturismo indígena em Rondônia, Brasil

Autores

  • Flávio de São Pedro Filho Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, RO, Brasil

Palavras-chave:

Administração, Gestão, Turismo, Ecoturismo indígena, Sustentabilidade,

Resumo

A exclusão dos indígenas da atividade econômica prejudica a composição do Produto Interno Bruto Nacional e causa perda de capilaridade no aproveitamento dos atrativos naturais que eles poderiam transformar em emprego e renda. É com base na Teoria do Ecodesenvolvimento, associada aos conceitos de etnodesenvolvimento, de patrimônio imaterial e ambiental, que se propõem algumas medidas inovadoras para reversão de cenário na via das vantagens competitivas. Aqui foi adotado o Método de Estudo de Caso e os procedimentos comuns a este. Responde provisoriamente sobre as perspectivas paradigmáticas estratégicas e simula a oferta de serviços sustentáveis.

Biografia do Autor

Flávio de São Pedro Filho, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, RO, Brasil

Membro da Academia Européia de Gestão. Doutor em Gestão de Empresas pela UAA. Doutor em Administração pela USP. Mestre em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFSC.

Downloads

Publicado

28.08.2013

Como Citar

Pedro Filho, F. de S. (2013). Paradigmas e perspectivas estratégicas para o ecoturismo indígena em Rondônia, Brasil. Caderno Virtual De Turismo, 13(2). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/738

Edição

Seção

Artigos originais