Inovação da oferta turística com base nos valores locais: um estudo do Geoparque Seridó, RN, Brasil

Autores

  • Cristiane Soares Cardoso Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.
  • Saulo Gomes Batista Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Palavras-chave:

Turismo, Inovação, Geoturismo

Resumo

O turismo como atividade econômica passa por mudanças em face da competitividade dos mercados e das exigências da demanda. Em virtude desse cenário, as empresas buscam especialização, passando a oferecer produtos a uma clientela cada vez mais específica. O presente artigo apresenta um estudo intitulado Inovação da oferta turística como base nos valores locais: um estudo no Geoparque Seridó do RN, onde o objetivo central é trabalhar a questão da inovação como alternativa da diversificação e competitividade da oferta turística na região seridoense do Rio Grande do Norte. A pesquisa tem o enfoque qualitativo e para alcançar esse objetivo recorreu à pesquisa bibliográfica. A pesquisa conclui que o Geoparque Seridó além de inovar a oferta turística do estado, permite uma maior diversidade desta, utilizando os recursos geológicos e biológicos como ferramentas inovadoras, apoiado no tripé da geodiversidade, geoconservação e geoturismo, além de promover um turismo sustentável utilizando os valores locais, reforçando a perspectiva de que a inovação depende muito mais do que uma localidade possui do que a perspectiva macro do ambiente em questão.

Biografia do Autor

Cristiane Soares Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Pós- graduação em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro e mestranda do programa de pós-graduação em turismo pela UFRN.

Saulo Gomes Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Especialista em Gestão de Empresas e Pessoas pela Universidade Potiguar – UnP, Especialista em Consultoria e Planejamento Turístico pela Faculdade Estácio de Natal, Bacharel em Turismo pela Universidade Potiguar – UnP e Bacharelando em Administração pela Universidade Estácio de Sá.

Downloads

Publicado

28.08.2013

Como Citar

Cardoso, C. S., & Batista, S. G. (2013). Inovação da oferta turística com base nos valores locais: um estudo do Geoparque Seridó, RN, Brasil. Caderno Virtual De Turismo, 13(2). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/708

Edição

Seção

Artigos originais