O consumo de souvenirs e a experiência turística em Curitiba (PR)

Autores

  • Graziela Scalise Horodyski Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.
  • Franciele Cristina Manosso Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Palavras-chave:

Souvenir, Experiência turística, Emoções, Curitiba.­

Resumo

Os souvenirs são objetos constantemente presentes nos destinos turísticos, à disposição dos visitantes, muitas vezes ávidos pelo consumo deste tipo de produto. Apesar de ser pouco explorado em pesquisas científicas e considerado algo de pouco valor para alguns pesquisadores, o souvenir possui alguns vieses a serem explorados, principalmente ao que se refere à relação do mesmo com a ‘tangibilização’ da experiência turística. Desse modo, este artigo tem como objetivo compreender se os souvenirs afetam as experiências, e consequentemente as emoções dos turistas em Curitiba. Para tal, depois da pesquisa bibliográfica, realizou-se uma pesquisa de campo com a aplicação de 50 questionários aos visitantes de três dos principais atrativos turísticos de Curitiba, considerando como critério de escolha o fato de haver nestes atrativos a comercialização de souvenirs. Como principal resultado, tem-se que a experiência de compras pode ser considerada significativa durante as viagens realizadas, principalmente quando se refere à compra de lembranças dos locais visitados. Sendo assim, identifica-se que o consumo de souvenirs afeta diretamente as experiências turísticas em Curitiba.

Biografia do Autor

Graziela Scalise Horodyski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Turismóloga, formada na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí. Aluna regular do programa de pós graduação em Geografia, doutorado, na Universidade Federal do Paraná. Professora do Departamento de Turismo da UEPG.

Franciele Cristina Manosso, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná

José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Marketing internacional pela Societta Italiana per L'Organizzazzione Internazzionale de Roma, mestre em gestão do turismo pela Scuola Superiore del Commercio del Turismo i dei Servizzi de Milão, doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria.

Downloads

Publicado

16.12.2012

Como Citar

Horodyski, G. S., Manosso, F. C., & Gândara, J. M. G. (2012). O consumo de souvenirs e a experiência turística em Curitiba (PR). Caderno Virtual De Turismo, 12(3). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/693

Edição

Seção

Artigos originais