O consumo de souvenirs e a experiência turística em Curitiba (PR)
Palavras-chave:
Souvenir, Experiência turística, Emoções, Curitiba.Resumo
Os souvenirs são objetos constantemente presentes nos destinos turísticos, à disposição dos visitantes, muitas vezes ávidos pelo consumo deste tipo de produto. Apesar de ser pouco explorado em pesquisas científicas e considerado algo de pouco valor para alguns pesquisadores, o souvenir possui alguns vieses a serem explorados, principalmente ao que se refere à relação do mesmo com a ‘tangibilização’ da experiência turística. Desse modo, este artigo tem como objetivo compreender se os souvenirs afetam as experiências, e consequentemente as emoções dos turistas em Curitiba. Para tal, depois da pesquisa bibliográfica, realizou-se uma pesquisa de campo com a aplicação de 50 questionários aos visitantes de três dos principais atrativos turísticos de Curitiba, considerando como critério de escolha o fato de haver nestes atrativos a comercialização de souvenirs. Como principal resultado, tem-se que a experiência de compras pode ser considerada significativa durante as viagens realizadas, principalmente quando se refere à compra de lembranças dos locais visitados. Sendo assim, identifica-se que o consumo de souvenirs afeta diretamente as experiências turísticas em Curitiba.Downloads
Publicado
16.12.2012
Como Citar
Horodyski, G. S., Manosso, F. C., & Gândara, J. M. G. (2012). O consumo de souvenirs e a experiência turística em Curitiba (PR). Caderno Virtual De Turismo, 12(3). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/693
Edição
Seção
Artigos originais