Turismo e ética: o entendimento de turistas

Autores

  • Bruno Martins Augusto Gomes Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.
  • Flávia de Souza Magalhães Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Palavras-chave:

Ética, Efeitos do Turismo, Turista.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre turismo e ética, verificando o entendimento de turistas acerca desta relação. A partir de um referencial teórico sobre turismo e ética foi elaborado o roteiro da entrevista aplicada a visitantes de atrativos turísticos de Curitiba - PR, que viajaram nos doze meses anteriores à entrevista. Da análise dos resultados, constatou-se que o conceito de ética para os entrevistados está vinculado ao agir adequadamente e ao respeito ao ser humano. Ficou evidente que a ética no turismo é percebida nas relações com o meio ambiente, na hospitalidade, na honestidade das empresas, na liberdade para deslocamento, no respeito às culturas visitadas, pelo convívio humano e pelo afeto nas viagens. Assim, fica evidente que a assimilação e a prática do viver em rede, em uma sociedade complexa, respeitando a vida, ainda constituem um desafio, tanto para o mercado quanto para o meio acadêmico. Por isso, os estudos abordando turismo e ética são fundamentais, pois apoiam práticas do mercado e também contribuem para a futura consolidação de um grupo de trabalho sobre turismo e ética no meio acadêmico brasileiro.

Biografia do Autor

Bruno Martins Augusto Gomes, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Politicas Públicas da UFPR.

Downloads

Publicado

29.04.2013

Como Citar

Gomes, B. M. A., & Magalhães, F. de S. (2013). Turismo e ética: o entendimento de turistas. Caderno Virtual De Turismo, 13(1). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/689

Edição

Seção

Artigos originais