Análise da implantação e operação do Plano de Desenvolvimento Turístico de Itajaí (SC)

Autores

  • Pablo Flores Limberger Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camburiú, SC, Brasil
  • Francisco Antonio dos Anjos Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camburiú, SC, Brasil
  • Diogo Fillus Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camburiú, SC, Brasil

Palavras-chave:

Planejamento, Turismo, Desenvolvimento.

Resumo

O planejamento do turismo é um elemento crucial para os destinos turísticos na busca da vantagem competitiva, sendo importante para a ordenação dos recursos de modo sustentável. Entretanto, o planejamento muitas vezes não é implementado da forma do qual este foi concebido. Da disparidade entre o planejamento e a implementação surgem falhas que podem ser desde a implantação parcial até a não implantação. O presente artigo busca analisar o Plano de Desenvolvimento do Turismo do município de Itajaí (Santa Catarina, Brasil) e identificar as falhas entre o que foi proposto pelo plano e o que foi realmente implantado. Foram feitas entrevistas com funcionários da secretaria municipal do turismo que estão participando da implementação do plano, análise documental e pesquisa in loco para confirmação das ações implementadas. A pesquisa apontou resultados similares com a investigação realizada na China, que apesar das diferenças culturais entre os macro-ambientes, a maioria absoluta das falhas identificadas no caso Chinês também foram percebidas no caso brasileiro.

Biografia do Autor

Pablo Flores Limberger, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camburiú, SC, Brasil

Mestrando em turismo e hotelaria

Francisco Antonio dos Anjos, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camburiú, SC, Brasil

Professor e pesquisados do programa de mestrado em turismo e hotelaria e do programa de doutorado em administração e turismo.

Diogo Fillus, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camburiú, SC, Brasil

Mestrando em turismo e hotelaria. Professor do curso de gastronomia

Downloads

Publicado

2012-04-24

Como Citar

Limberger, P. F., Anjos, F. A. dos, & Fillus, D. (2012). Análise da implantação e operação do Plano de Desenvolvimento Turístico de Itajaí (SC). Caderno Virtual De Turismo, 12(1). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/649

Edição

Seção

Artigos originais