Ecoturismo: desenvolvimento, comunidades tradicionais e participação

Autores

  • Carlos Alfredo Ferraz de Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA, Brasil
  • Wladimir da Silva Blos Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA, Brasil

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Comunidades tradicionais, Ecoturismo comunitário

Resumo

Diversas áreas naturais de importância socioambiental no Brasil agregam comunidades locais. Muitas destas comunidades residem nessas áreas e delas tiram a sua sobrevivência há muitas gerações, percebendo-as como território fundamental para sua reprodução social, cultural e econômica. O ecoturismo de base comunitária desponta como uma possibilidade para o desenvolvimento sustentável destas comunidades. Este artigo foi construído através de pesquisa bibliográfica dos marcos conceituais de desenvolvimento participativo, comunidades tradicionais e ecoturismo de base comunitária, apresentando uma discussão teórica que visa indicar relações e implicações dos temas abordados. Entre estas temáticas observou-se à necessidade de considerar a forma de organização social das comunidades locais na construção dos processos participativos. Com isso espera-se contribuir para uma reflexão sobre o ecoturismo de base comunitária em uma perspectiva em que a participação comunitária torna-se a base para uma efetiva sustentabilidade, portanto, pretende-se que a compreensão integrada dos temas abordados possa facilitar outros processos semelhantes.

Biografia do Autor

Carlos Alfredo Ferraz de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA, Brasil

Bacharel em turismo (Universidade Anhembi Morumbi - UAM) Especialista em ecoturismo (Universidade Federal de Lavras - UFLA) Mestre em Cultura e Turismo ( universidade Estadual de Santa Cruz - UESC)

Wladimir da Silva Blos, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA, Brasil

Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Bacharel em Comunicação Social pela mesma universidade; Professor adjunto lotado no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); professor e orientador do Mestrado em Cultura e Turismo da UESC.

Downloads

Publicado

2012-08-27

Edição

Seção

Artigos originais