Interpretando o Plano Nacional de Turismo 2003/2007 sob a ótica da inclusão social

Autores

  • Altair Sancho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marta de Azevedo Irving Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

inclusão social, turismo, políticas públicas, Plano Nacional de Turismo 2003/2007.

Resumo

O tema da inclusão social, apesar de ainda recente em políticas públicas de turismo, assume um espaço progressivo e cada vez mais freqüente nos discursos dos órgãos governamentais brasileiros e organismos internacionais. A promoção de inclusão social representa uma mudança de paradigma para o setor de turismo, uma vez que incorpora compromissos e princípios de sustentabilidade, em uma perspectiva de planejamento que transcende as demandas do próprio mercado. Nesse sentido, o presente ensaio visa tecer uma análise sobre o tema da inclusão social no âmbito do Plano Nacional de Turismo 2003/2007, a partir do contexto histórico de políticas públicas de turismo no Brasil. Para tal, o arcabouço metodológico envolveu levantamento bibliográfico e documental sobre o tema, interpretação das principais dimensões de inclusão social no discurso do PNT 2003/2007 e entrevista ao seu principal interlocutor estratégico da gestão pública. A pesquisa em questão indicou que as ações propostas com enfoque na promoção de inclusão social, embora positivas e inovadoras, foram ainda dispersas na configuração de gestão que norteou e conduziu o desenvolvimento do setor. Com efeito, os pressupostos de inclusão social, segundo enfoque adotado neste trabalho, integraram apenas, superficialmente, a perspectiva estratégica em ações e práticas na política pública em foco.
Palavras-chave: Inclusão social; turismo; políticas públicas; Plano Nacional de Turismo 2003/2007.

Abstract:
The theme of social inclusion, despite recent in public policies of Tourism, increases progressively in importance and becomes gradually frequent in the official speeches of the Brazilian government and international organisms. Social inclusion promotion represents a change of paradigm for the tourism sector, as it implies sustainability commitments and principles in planning strategies that transcends the market needs. Based on this context, this paper aims to analyze the theme of social inclusion in the National Tourism Plan 2003/2007, based on a historical context of tourism public policies in Brazil. For this purpose, the methodological approach was based on bibliographical and documentary research, interpretation of the main social inclusion dimensions in the text of the PNT 2003/2007 and an interview of one of its strategic interlocutor in the public sector. This analysis indicates that the proposed actions focused on social inclusion promotion, although positive and innovative, were fragmented in the configuration that led to the management of the sector. Indeed, the assumptions of social inclusion, according to the conceptual approach adopted in this work, were only superficially considered in the strategic approach connected to actions and practices of the tourism policy considered in this analysis.
Key-words: Social inclusion; tourism; public policies; National Tourism Plan 2003/2007.

Biografia do Autor

Altair Sancho, Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisador e Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, nas áreas de atuação em turismo, meio ambiente, planejamento turístico, metodologias participativas e políticas públicas. Possui Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (Programa EICOS/UFRJ) e Graduação em Turismo (UFJF). altairsancho@hotmail.com.

Marta de Azevedo Irving, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Biologia (Ecologia/Biologia Marinha) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Psicologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade de Southampton (UK) em gestão de ecossistemas costeiros. Doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo em gerenciamento costeiro. Pós doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris e no Departamento de Ecologia e Gestão da Biodiversidade do Museu Nacional de História Natural de Paris sobre a temática da gestão da biodiversidade e inclusão social. Professora, pesquisadora asssociada II e coordenadora adjunta do Programa Eicos de Pós Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (LATTES?CNP/UFRJ) Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social” e do Projeto ^Observatório de Áreas Protegidas” Consultora senior de instituições nacionais e internacionais, autora de diversos livros e publicações científicas e atua nas áreas de planejamento e gestão de projetos ambientais,, turismo e sustentabilidade, gestão de áreas protegidas e governança, desenvolvimento local e participação social. marta.irving@mls.com.br

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Publicado

2010-12-28

Edição

Seção

Artigos originais