Empresas turísticas e ferramentas de gestão de responsabilidade social empresarial: um estudo sobre as empresas associadas ao Instituto Ethos

Autores

  • Juliana Medaglia Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Empresarial, Empresas Turísticas, Instituto Ethos, Corporate Social Responsibility, Tourism Enterprises, Managerial Tools.

Resumo

A sociedade atual passa por transformações ao mesmo tempo rápidas e profundas, obrigando todos os seus membros a repensar suas atuações. Assim, assumir papéis e responsabilidades em prol do desenvolvimento sustentável deixou de ser diferencial para passar a ser premissa de sobrevivência. A partir daí, a discussão acerca da Responsabilidade Social torna-se pertinente a todas as áreas, incluindo a atividade turística. Este artigo apresenta como principal objetivo discutir a relação Turismo e Responsabilidade Social Empresarial, apresentando a relação entre as áreas além de apresentar uma pesquisa em fonte secundária: a presença das empresas turísticas no website do Instituto Ethos de Responsabilidade Social. A principal constatação desta pesquisa foi a certeza de que a Responsabilidade Social Empresarial e o Turismo no Brasil ainda se desenvolvem em caminhos paralelos, não só no meio empresarial, mas também no campo teórico científico; dados comprovados através da constatação de que das 1.335 empresas associadas

Biografia do Autor

Juliana Medaglia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestre em Comunicação e Turismo pela Universidade de Málaga/Espanha, especialista em Marketing pela UFSC e em Gestão Social pela UP/SESI/UNINDUS e Bacharel em Turismo pela UAM. Professora e Coordenadora do Curso de Turismo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Diamantina/MG. E-mail: julianamedaglia@hotmail.com

Downloads

Publicado

30.04.2010

Como Citar

Medaglia, J. (2010). Empresas turísticas e ferramentas de gestão de responsabilidade social empresarial: um estudo sobre as empresas associadas ao Instituto Ethos. Caderno Virtual De Turismo, 10(1). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/379

Edição

Seção

Artigos originais