A música como experiência e diferencial mercadológico no turismo: um estudo de caso sobre o trecho Serro a São Gonçalo do Rio Preto - Estrada Real - MG

Autores

  • Fernanda Virgínia de Souza Alves Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Mariana Helena Diniz Ferreira IETEC - Belo Horizonte
  • Mileno Dias Marquezini Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

(Manifestações musicais, Marketing experimental, Estratégia de Posicionamento, Musical expression, Experiential marketing, Positioning strategy)

Resumo

É cada vez maior a busca por destinos turísticos que propiciem experiências significativas ou únicas, sendo necessário mudanças nas estratégias de marketing de localidades e atrativos. As manifestações musicais de Minas Gerais não são organizadas como diferencial cultural, mesmo possuindo um significativo potencial turístico. Este artigo propõe a utilização do marketing experimental e da estratégia de Posicionamento com o objetivo de estabelecer e fixar a imagem de um trecho da Estrada Real através da música, associando-a com a localidade, e, assim, fazer com que o turista experimente um sentimento único, identificando o produto de forma clara e imediata. O trecho escolhido para o estudo de caso foi do Serro a São Gonçalo do Rio Preto, localizado na região norte de Minas Gerais.
Palavras-chave: Manifestações musicais; marketing experimental; estratégia de posicionamento.

Abstract:
The search for places, which provide meaningful and unique experiences, is increasing in the tourism activity, and consequently, it is necessary to change the marketing strategy in places and attractions. The musical expression of Minas Gerais is not promoted as cultural contrast, although it is a great tourist attraction. This article suggests the use of the experimental marketing and the Positioning strategy with the aim of associating music with places in parts of Estrada Real road. This way, the tourist can clearly and immediately have a unique life experience and can identify the product. The part of the road between Serro and São Gonçalo do Rio Preto was chosen to be the case of studying.
Key-words: Musical expression; experiential marketing; positioning strategy.

Biografia do Autor

Fernanda Virgínia de Souza Alves, Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais

- Graduada em Turismo / PUC - Belo Horizonte - MG. - Melhor Trabalho de Conclusão de Curso da categoria “Turismo, Gestão, Políticas Públicas, Novas Linguagens e Tecnologia da Informação” pelo I Prêmio PUCTUR de Trabalhos de Conclusão de Curso de Turismo de Belo Horizonte em 2007. - Trabalho de Conclusão de Curso selecionado entre os 15 melhores pelo IV Prêmio EBAPE - Fundação Getúlio Vargas/EMBRATUR em 2007. Disponível em http://www.ebape.fgv.br/academico/pdf/4premio_grad.pdf

Mariana Helena Diniz Ferreira, IETEC - Belo Horizonte

Graduada em Turismo / PUC - Belo Horizonte - MG. Pós-graduanda em Gestão de Projetos / IETEC-Belo Horizonte - MG.

Mileno Dias Marquezini, Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduado em Turismo pela PUC-MG.

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Publicado

31.08.2009

Como Citar

Alves, F. V. de S., Ferreira, M. H. D., & Marquezini, M. D. (2009). A música como experiência e diferencial mercadológico no turismo: um estudo de caso sobre o trecho Serro a São Gonçalo do Rio Preto - Estrada Real - MG. Caderno Virtual De Turismo, 9(2). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/347

Edição

Seção

Artigos originais