Meios de hospedagem como parte de plano setorial para a criação cooperativa de lazer e turismo na cidade de Itabuna/BA

Autores

  • Lize Maria Soares Barroco Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Helio Estrela Barroco Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

cooperativa, turismo, cultura, meios de hospedagem

Resumo

Este artigo objetivou analisar a potencialidade turística de Itabuna como alternativa para a criação de uma cooperativa de lazer e turismo. Desta forma, buscou-se saber como estão constituídos os meios de hospedagem itabunense, o perfil do seu empresário e gerente, assim como sua qualificação, para posteriormente analisar a qualidade do serviço prestado. Metodologicamente, esta pesquisa foi realizada nos meios de hospedagem - que atendem aos visitantes e turistas. Desta forma, verificou-se que a maioria dos empresários acreditam na importância do treinamento, procuram se qualificar e avaliam seus serviços junto aos hóspedes. Contudo, notou-se a falta de treinamentos específicos para a área, assim como infraestrutura adequada. Assim, a criação de uma cooperativa de Lazer e Turismo contribuiria para suprir estas deficiências.
Palavras-chave: Cooperativa; turismo; cultura; meios de hospedagem.

Abstract:
This article aimed to analyze the potential tourist from Glasgow as an alternative to the creation of a cooperative of leisure and tourism. Thus, we tried to learn how the resources are composed of hosting itabunense, the profile of its owner and manager, as well as their qualification, then analyze the quality of service provided. Methodologically, this research was carried out in forms of lodging - that cater to visitors and tourists. Thus, it appeared that most entrepreneurs believe in the importance of training, and trying to qualify, evaluate their services to the guests, however, noted the lack of specific training for the area, as well as adequate infrastructure. Thus, the creation of a cooperative Leisure and Tourism, in aid to help remedy these deficiencies.
Key-words: Cooperative; tourism; culture; media-hosting.

Biografia do Autor

Lize Maria Soares Barroco, Universidade Estadual de Santa Cruz

Administradora, especialista em Gestão de Cooperativas e Mestre pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Atualmente estou coordenadora do Curso de Administração da União Metropolitana de Educação e Cultura em Itabuna, Bahia.

Helio Estrela Barroco, Universidade Estadual de Santa Cruz

Economista UFBA, Salvador, mestre e doutor em Economia Rural, UFVMG, Viçosa, Minas Gerais, Curso de especialização em Turismo Cultural, George University, USA e Instituto de Hospitalidade, Salvador, Criador e coordenadaor por 4 anos do Núcleo Temático de Turismo da Universidadae Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA, um dos organizadores da proposta de criação do Mestrado em Cultura e Turismo da UESC, Ilhéus, Coordenador por 4 anos do referido mestrado, revisor técnico de revista sobre trurismo e economia. Gerente de Pós-graduação e Pesquisa da UESC, professor titular do referido mestrado e do curso de economia da UESC; Vários trabalhos publicados em revistas e periódidcos indexados, internacionais e nacionais, além de capítulos de livros.

Downloads

Publicado

2009-08-31

Como Citar

Barroco, L. M. S., & Barroco, H. E. (2009). Meios de hospedagem como parte de plano setorial para a criação cooperativa de lazer e turismo na cidade de Itabuna/BA. Caderno Virtual De Turismo, 9(2). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/337

Edição

Seção

Artigos originais