Formação da Imagem de Destinos Turísticos: uma discussão dos principais modelos internacionais

Autores

  • Márcio Marreiro das Chagas Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Imagem de destino, Formação da imagem, Modelos, Competitividade sustentável

Resumo

Diante do aumento da importância da atividade turística no mundo e dos benefícios que esta pode gerar a uma localidade, ocorre o aumento geométrico de destinos que desejam se lançar nesta atividade. Nesse sentido, o destino que conseguir se diferenciar manterá uma grande vantagem competitiva em relação aos demais. E para isso, deve manter uma imagem forte e atrativa já que esta é considerada uma das principais razões responsáveis pela escolha, satisfação e possível repetição dele. Assim, esta pesquisa visa compilar e analisar alguns dos principais modelos de formação da imagem de um destino turístico, contribuindo, desse modo, para a elaboração de campanhas de promoção mais adequadas e para o desenvolvimento local sustentável a partir do fortalecimento da posição do destino no mercado.
Palavras-chave: Imagem de destino; Formação da imagem; Modelos; Competitividade sustentável.

Abstract:
The tourism has developed a large importance in the whole world and can generate important benefits for tourist destinations. That is a reason for a large number of localities stimulates the tourism in its territory. In this sense, the tourist destinations that obtain success in the differentiation process will keep an important competitive advantage in comparison with others. For this, a destination should achieve an attractive and differentiated image because it is considered one of the most important reasons for the choice of a travel destination, as well as for travel satisfaction and for a possible repetition of the same destination. In this manner, this research aims to analyze some of the most important models of the image formation process of a tourism destination. In this way, this study tries to contribute to the elaboration of adequate tourism destination marketing and for the sustainability of a destination supporting its image in the market.
Key-words: Destination image; Image formation process; Models; Sustainability; Competitiveness.

Downloads

Publicado

02.06.2009

Como Citar

Chagas, M. M. das. (2009). Formação da Imagem de Destinos Turísticos: uma discussão dos principais modelos internacionais. Caderno Virtual De Turismo, 9(1). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/333

Edição

Seção

Artigos originais