Ceará turístico: identidades e identificações entre o sertão e o mar

Autores

  • José Clerton de Oliveira Martins Universidade de Fortaleza
  • Luzia Neide Menezes Teixeira Corioloano Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Palavras-chave, turismo, identidade, Ceará.

Resumo

As identidades são elaboradas pelos indivíduos, que assimilam valores da cultura dos lugares que habitam e estes passam a fazer parte de cada pessoa, formando uma unidade que conjuga o modo de ser subjetivo com o instituído socialmente nos lugares. Ou seja, os sujeitos e a cultura local expressam algo que leva a percepção de suas identidades. Neste estudo, fazemos um percurso pelas transformações observadas no Estado do Ceará a partir dos cambios sociais, culturais, políticos e econômicos sofridos com o advento do turismo na região recentemente. Observa-se que tais mudanças interferiram na nova percepção sobre o lugar e interagem com as expressões da cultura local e de seus sujeitos.
Palavras-chave: Turismo; Identidade; Ceará.

Abstract:
Identities are elaborated by individuals, who assimilate culture values of the places they live in. These form part of each person, as they become a unity which combines the subjective way of being with the traditional way given by places, that is to say, individuals and local culture of places which express something that leads you to the perception of identity. In this study we made a route trough the observed transformations in Ceará starting from the point of the social, cultural, political and economic changes that have happened lately since the arrival of tourism in the region. Has been noticed, that these changes interfered in the new perception about the place and interacts with the expressions of local culture and it's characters. Key-words:
Key-words: Tourism; Identity; Ceará.

Biografia do Autor

José Clerton de Oliveira Martins, Universidade de Fortaleza

Doutor em Psicologia (2001) pela Universidad de Barcelona(Espanha), com tese defendida sobre a Cultura das Organizações. Pós-doutorado(CAPES) na Universidad de Deusto (Espanha), com projeto sobre Educação para o ócio no trabalho, na condição de professor visitante (2005/2006) do programa de doutorado em Ocio e Potencial Humano. É especialista pela Universidade Federal do Ceará em Administração de Recursos Humanos (1994), Gerência Geral de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará (1998) e Cultura Folclórica Aplicada pelo Cefetce (2004). Atualmente é professor titular da Universidade de Fortaleza. Atua na área de Psicologia, focalizando os estudos organizacionais, interessando-se, principalmente, pelos temas: sentidos do tempo de trabalho e do ócio, trabalho, cultura, cultura das organizações, festa, ritual, lazer, ócio e tempo livre. Investiga os referidos temas, através de dois estudos no mestrado em psicologia da referida universidade: Estudos sobre Cultura das Organizações e Estudos sobre Trabalho e Tempo Livre nas Organizações. Orienta ainda, estudos sobre os sentidos do lugar turístico, patrimônio cultural e identidade na contemporaneidade. Coordena o Laboratório Otium de estudos sobre ócio, trabalho e tempo livre. É membro fundador da OTIUM - ASOCIACIÓN IBEROAMERICANA DE ESTUDIOS DE OCIO, com sede em Bilbao/Espanha e coordena, atualmente, o GT Ócio, Trabalho e Tempo da ANPEPP.

Luzia Neide Menezes Teixeira Corioloano, Universidade Estadual do Ceará

possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (1976), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1998) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2004). Atualmente é professor adjunto 12 da Universidade Estadual do Ceará, conselheira editorial da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Bauru, consultora técnica ambiental 5 do Ministério do Meio Ambiente e conselheira do Conselho Estadual do Turismo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Meio Ambiente Turismo e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, território, desenvolvimento local, ecoturismo e geografia.

Downloads

Publicado

02.06.2009

Como Citar

Martins, J. C. de O., & Corioloano, L. N. M. T. (2009). Ceará turístico: identidades e identificações entre o sertão e o mar. Caderno Virtual De Turismo, 9(1). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/331

Edição

Seção

Artigos originais