Caracterização do perfil e da qualidade da experiência dos visitantes no Parque Estadual do Jalapão, TO

Autores

  • Veruska Dutra Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Mariana Napolitano Universidade de São Paulo – USP
  • Mary Lúcia Senna Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Lúcio Flavo Adorno Universidade Federal do Tocantins - UFT

Palavras-chave:

Parque Estadual do Jalapão, perfil do turista e percepção do turista.

Resumo

O Parque Estadual do Jalapão (PEJ), no Estado do Tocantins, foi criado com o intuito de conservação ambiental. Por possuir um ambiente propício

Biografia do Autor

Veruska Dutra, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Turismóloga, Mestre em Ciência do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins. Pesquisadora de um estudo realizado pelo Núcleo de Estudos Estratégicos em Ambiente e Turismo Sustentável – NEATUS da Universidade Federal do Tocantins, sobre os usos turísticos no Parque Estadual do Jalapão, com apoio da Fundação o Boticário. Coordenadora da área de Turismo e Hospitalidade do Senac de Palmas - TO.

Mariana Napolitano, Universidade de São Paulo – USP

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é doutoranda em Ecologia pela Universidade de São Paulo e pesquisadora associada ao NEATUS da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento ambiental, unidades de conservação, turismo sustentável.

Mary Lúcia Senna, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), Especialista em Turismo pela Universidade Católica de Brasília (2005) e Mestranda em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins.

Lúcio Flavo Adorno, Universidade Federal do Tocantins - UFT

LUCIO FLAVO MARINI ADORNO CONCLUIU O DOUTORADO EM GEOGRAFIA (GESTAO E ORGANIZACAO TERRITORIAL) PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EM 2000. E PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, NA GRADUACAO PELO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL, NA POS-GRADUACAO, NO CURSO DE MESTRADO EM CIENCIAS DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL. PUBLICOU 6 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 27 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 2 LIVROS PUBLICADOS: "CONHECENDO O TOCANTINS", LIVRO DE ESTUDOS SOCIAIS DA EDITORA ATICA, E " FERROVIA NORTE SUL: NA TRILHA DA QUESTAO REGIONAL". APRESENTOU SEUS TRABALHOS EM EVENTOS INTERNACIONAIS COMO CUBA, ARGENTINA, PORTUGAL E MEXICO. ORIENTOU 9 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA E 7 TRABALHOS DE CONCLUSAO DE CURSO NAS AREAS DE GEOGRAFIA, TURISMO E ENGENHARIA AMBIENTAL. RECEBEU 2 PREMIOS COMO ORIENTADOR DE PROJETOS DE INICIACAO CIENTIFICA. ATUA NAS AREAS DE GEOGRAFIA DO TURISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, COM ENFASES RESPECTIVAMENTE EM AVALIAÇÃO AMBIENTAL E TURISMO SUSTENTAVEL.ORGANIZOU O I SEMINÁRIO SOBRE CONSERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO JALAPÃO E COORDENOU O PROJETO DE AVALIAÇÃO DO TURISMO NO PARQUE ESTADUAL DO JALAPAO, PATROCINADO PELA FUNDAÇÃO O BOTICÁRIO DE PROTEÇÃO A NATUREZA. COORDENA O NÚCLEO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS EM TURISMO E DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL EM TURISMO SUSTENTÁVEL - NEATUS/UFT. É MEMBRO DO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE PALMAS-TO, MEMBRO TITULAR DO FORUM ESTADUAL DE TURISMO DO ESTADO DO TOCANTINS, MEMBRO DA COMISSÃO NACIONAL DO PROGRAMA CERRADO SUSTENTÁVEL - CONACER/MMA E MEMBRO DA REDE CERRADO DE PESQUISA - COMCERRADO.

Downloads

Publicado

2008-05-07

Como Citar

Dutra, V., Napolitano, M., Senna, M. L., & Adorno, L. F. (2008). Caracterização do perfil e da qualidade da experiência dos visitantes no Parque Estadual do Jalapão, TO. Caderno Virtual De Turismo, 8(1). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/271

Edição

Seção

Artigos originais