A realidade virtual como instrumento para sensibilização sobre desigualdade social
relato de experiência da realização do curta “Hemisférios”
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.25n1.2025.dossieXR.2239Palavras-chave:
RV, Vídeo 360°, Desigualdade social, Documentário, JuventudeResumo
O artigo descreve, por meio de um relato de experiência e pesquisa bibliográfica, os processos de realização do curta-metragem documental em realidade virtual “Hemisférios”, que aborda a desigualdade social por meio da representação das vivências contrastantes de dois jovens de mesma idade e município, mas com realidades socioeconômicas distintas. O filme utiliza imagem em 360 graus que combina duas meias-esferas, cada uma documentando uma realidade diferente. Essa abordagem convida o espectador a escolher qual narrativa acompanhar, dentro do mesmo vídeo esférico por meio da movimentação do dispositivo ou do controle no mouse, destacando as disparidades na busca por promover uma reflexão crítica. “Hemisférios” integra experiências acadêmicas e audiovisuais para explorar o potencial imersivo da realidade virtual como uma ferramenta de transformação social. A obra dialoga com tradições do documentário brasileiro e demonstra como a tecnologia pode sensibilizar o público para questões complexas, unindo pesquisa, experimentação de linguagem e engajamento social.
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