Uma análise do novo movimento social afro em Ilhéus (BA) no contexto das “indústrias criativas” como modelo de desenvolvimento turístico local
Palavras-chave:
Movimento Afro-Cultural, Industrias Criativas, Desenvolvimento Local, Novos Movimentos Sociais.Resumo
Este trabalho estuda o caso relacionado à ação do movimento afro-cultural de Ilhéus e sua relação com o modelo de indústrias criativas proposto pelo Estado e com as novas ONGs na construção de um modelo de desenvolvimento turístico local para a Bahia, e Ilhéus em específico. A indústria criativa refere-se a um modelo de desenvolvimento local surgido em Londres, consistente em atividades que produzem e comercializam discursos, sons, imagens, artes e qualquer outra capacidade ou hábito adquirido pelo homem na sua condição de membro da sociedade. Discutimos aqui vários problemas que se originam na análise da simples transposição desse modelo para uma realidade local caracterizada por imensas desigualdades sócio-econômicas. Através de um trabalho de campo de caráter qualitativo realizado entre grupos afro do município de Ilhéus se busca analisar as mudanças no papel a desempenhar pelo movimento social negro em sua relação com as ONGs e com a realidade neoliberal, situação que parece restringir as propostas de mudança política e social defendidas em sua origem por esses novos movimentos sociais.Palavras-chave: Movimento Afro-Cultural; Indústrias Criativas; Desenvolvimento Turístico Local; Novos Movimentos Sociais;
Abstract:
This work studies the case related to the action of the afro-cultural movement of Ilhéus and its
relation with creative industries model proposed by the State and new NGOs in the construction
of a model of local tourist development for Bahia, and the city of Ilhéus specifically. The creative
industry mentions a model to it of first developed local development in London, and consists
in activities that produce and commercialize speeches, sounds, images, arts and any another
capacity or habit acquired for the man in its condition of member of the society. This paper
discuss some problems that originate in the analysis of the simple transposition of this model for a
local reality characterized by immense partner-economic inequalities. In addition, we analyze
the changes in the black social movement role and its relation with the NGOs and the neoliberal
reality, situation that seems to restrict the proposals to defended social politics change and in its
origins, these new social movements.
Key-words: Afro-Cultural Movement; Creative Industries; Local Touristic Development; New Social Movements;