Avaliação da qualidade dos serviços turísticos em cervejarias artesanais de Campina Grande – PB: um estudo multicritério
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.24n1.2024.2118Palavras-chave:
Qualidade de serviços turísticos, Cervejarias artesanais, TOURQUAL, Analytic Hierarchy Process (AHP), BrewpubResumo
O segmento do turismo cervejeiro (TC) desponta como uma das áreas mais promissoras para crescimento no Brasil e no Mundo. Porém, para que o crescimento ocorra de forma correta, se faz necessário avaliar os serviços que são ofertados nas cervejarias, especialmente nos Brewpubs com produção de cerveja artesanal e espaço para consumo no local. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade dos serviços turísticos em cervejarias artesanais na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, por meio da aplicação do método Analytic Hierarchy Process (AHP). A metodologia envolveu a estruturação do problema, a identificação dos critérios do Tourqual e a comparação entre as cervejarias com base nos critérios estabelecidos. Foram selecionadas três cervejarias artesanais que oferecem serviços de visitação turística e operam no modelo de brewpub. Os principais dados encontrados revelaram que a CV3 obteve o melhor desempenho global, seguida pela CV2 e CV1. Os resultados indicaram que a CV3, com sua tradição no mercado e sabores peculiares, se destacou entre as demais cervejarias. A CV2, mesmo sendo relativamente nova, apresentou qualidade turística significativa, especialmente nas áreas de degustação, acomodação e acesso. A CV1, a cervejaria mais recente, demonstrou um potencial de crescimento e aprimoramento. Conclui-se que a avaliação da qualidade dos serviços turísticos em cervejarias artesanais fornece insights valiosos para gestores e proprietários no aprimoramento da experiência do turista. A aplicação dessas ferramentas permitiu uma avaliação mais precisa da qualidade dos serviços turísticos, levando em consideração os critérios específicos do setor.
Referências
Barreto, M. (2007). Cultura e turismo: Discussões contemporâneas. São Paulo: Papirus.
Barroco, L. M. S., & Barroco, H. E. (2008). A importância da gastronomia como patrimônio cultural, no turismo baiano. TURYDES: Revista sobre Turismo y Desarrollo local sostenible, 1(2), 4.
Beber, A. M. C., & Gastal, S. (2020). Turismo, cotidianos e comida. PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 18(2), 207-217.
Bizinelli, C., Manosso, F. C., Gândara, J. M. G., & Valduga, V. (2013). Experiências de turismo cervejeiro em Curitiba, PR. Rosa dos Ventos, 5(2), 349-375.
BRASIL. GOV BR, 2023. IBGE confirma atividade turística como importante indutora da economia brasileira. Disponível em: <https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/ibge-confirma-atividade-turistica-como-importante-indutora-da-economia-brasileira> Acesso em: 06 mar. 2023.
Coelho-Costa, E. R. (2015). A bebida de Ninkasi em terras tupiniquins: O mercado da cerveja e o Turismo Cervejeiro no Brasil. RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, 5(1), 22-41.
Costa, E. R. C. (2019). Turismo cervejeiro no Brasil: uma realidade?. Turismo e Sociedade, 11(2).
Cohen, E., & Avieli, N. (2004). Food in tourism: Attraction and impediment. Annals of Tourism Research, 31(4).
De Santana, J.C., Maracajá, K.F.B. & De Araujo Machado, P. (2020). Avaliação de serviços no turismo: um mapa conceitual da teoria à prática, Revista Turismo em Análise, 31(3), 499-517.
Espeitx, E. (2004). Patrimonio alimentario y turismo: Una relación singular. PASOS - Revista de Turismo e Património cultural, 2(2), 193-213.
Faucão, J.A. & Galvão, A.P. (2012). Avaliação da qualidade na prestação dos serviços turísticos da agência de viagem Teltur viagens e turismo, Natal (RN), na escala SERVPERF. Simpósio Internacional de Projetos SINGEP.
Ferreira, J.C.V. (2020). Turismo: encruzamentos de cultura, memória e desenvolvimento: uma introdução. Arquivos do CMD, 8(1), 10-22.
Flores, C. B. (2009). La producción artesanal. Visión Gerencial, 1, 37-52.
Fonte Filho, R. R. D. D. (2023). Aplicação do modelo de Kano para avaliação das necessidades dos clientes consumidores de cervejas tipo Pilsen (Bachelor's thesis).
Francioni, J.L. (2012). Beer Tourism: a visitor and motivational profile for North Carolina Craft Breweries. (Dissertação). Master of Science, University of North Carolina, Greensboro.
Gimenes-Minasse, M. H. S. G., Lyra, M., & Santos, R. (2016). Turismo Cervejeiro no Estado de São Paulo: análise e caracterização do cenário atual. Anais do Seminário da ANPTUR.
Goeldner, C.R. & Ritchie, J.R.B. (2006). Tourism: Principles, practices, philosophies (10th ed.) John Wiley & Sons.
Gomes, C.C. & Marcusso, E. F. (2022). Turismo e territorialidade: o território de cerveja da região serrana do Rio de Janeiro como vetor da governança e do desenvolvimento local. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo.
Hall, C. M., Sharples, L., Mitchell, R., Macionis, N., & Cambourne, B. (Eds.). (2004). Food tourism around the world. Routledge.
Hall, C. M., & Sharples, L. (2008). Food and wine festivals and events around the world: Development, management and markets. Routledge.
Hernández Fierro, T. V. (2018). Propuesta de mejoramiento de calidad en el área de servicio del restaurante Bandidos del Páramo Brewpub, en Quito (Bachelor's thesis, Quito: Universidad de las Américas, 2018).
Holguín Mattos, H. A., Maldonado Guevara, J. F., Rodríguez Rodríguez, H. R., & Saldívar Vásquez, E. (2020). Plan de negócio para la implementación de un brewpub de cerveza artesanal con maridaje en la ciudad de Piura.
IBGE, GOV BR, 2023. PIB varia -0,2% no quarto trimestre e fecha em 2022 em 2,9%. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/36372-pib-varia-0-2-no-quarto-trimestre-e-fecha-2022-em-2-9> Acesso em: 06 mar. 2023.
Jolliffe, L., & Aslam, M. S. (2009). Tea heritage tourism: evidence from Sri Lanka. Journal of Heritage Tourism, 4(4), 331-344.
Juran, J. M. (1992). Planejamento para a qualidade. São Paulo: Ed. Pioneira.
Karim, S. & Chi, C. (2010). Culinary tourism as a destination attraction: An empirical examination of destinations’ food image. Journal of Hospitality Marketing & Management, 19, 531-555.
Leal, S. R., & Almeida, S. D. L. (2015). Turismo cervejeiro no Brasil: um segmento em crescimento. Produtos Turísticos e Novos Segmentos de Mercado: planejamento, criação e comercialização. São Paulo: Ed. Manole.
Madariaga Pizarro, D. P. V. (2022). Diseño de un modelo de negocios para la producción y comercialización de una cerveza artesanal en el Valle del Elqui.
Magalhães, P. G. F. (2019). A influência da atmosfera de um brewpub na experiência sensorial de consumo de cerveja artesanal (Doctoral dissertation).
Maracajá, K.F.B., Batista Schramm, V., Schramm, F. & Valduga, V. (2022). A multicriteria model for evaluation of Brazilian wineries from a tourism destination perspective, International Journal of Wine Business Research, 34 (1), 52-68.
Minasse, M.H., De Oliveira, M. L., & Dos Santos, R. P. (2016). Turismo cervejeiro no estado de São Paulo (BR): uma análise exploratória. TURYDES: Revista sobre Turismo y Desarrollo local sostenible, 9(21), 49.
Mondo, T.S. (2014). TOURQUAL: Proposta de um modelo de avaliação da qualidade de serviços turísticos em atrativos turísticos. Tese. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. 402.
Mondo, T. S., Talini, M. C., & Fiates, G. G. S. (2016). A qualidade de serviços em atrativos turísticos de Florianópolis à luz da teoria do turismo de experiência. Revista de Turismo Contemporâneo, 4(2).
Larousse da cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.
Munhoz, J. P., Paixão, D. L. D., Caldas, L. M., & Molteni, A. D. C. (2022). Rotas de bebidas e turismo cervejeiro: atratividade e caracterização das microcervejarias artesanais do Paraná-Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 16, e-2249.
Niester, J. (2008). Beer, Tourism and Regional Identity Relationships between beer and tourism in Yorkshire, England. (Dissertação de Mestrado). Master of Applied Environmental Studies in Local Economic Development - Tourism Policy and Planning. Waterloo, Ontario, Canada.
Nunes, S. P. M. (2012). Turismo no espaço rural na Região Autónoma da Madeira: um estudo para o desenvolvimento de um sistema de gestão de qualidade no setor (Doctoral dissertation, Universidade da Madeira (Portugal)).
Plummer, R., Telfer, D., Hashimoto, A. & Summers, R. (2005). Beer tourism in Canada along the Waterloo-Wellington Ale Trail. Tourism Management, 447-458.
Plummer, R., Telfer, D. & Hashimoto, A. (2006). The Rise and Fall of the Waterloo-Wellington Ale Trail: A Study of Collaboration within the Tourism Industry. Current Issues in Tourism, 191-204.
Richards, G. (2009). Turismo Cultural: Padrões e implicações. UESC: Bahia, 25-48.
Saaty, T.L. (1990a). How to make a decision: the analytic hierarchy process, European Journal of Operational Research, 48 (1), 9-26.
Saaty, T.L. (1990b). Decision Making for Leaders: The Analytic Hierarchy Process for Decisions in a Complex World, RWS publications.
Saaty, T. L. (1996). Decision making with dependence and feedback: The analytic network process (Vol. 4922, No. 2). Pittsburgh: RWS publications.
Santos, S. P. dos. (2004). Os primórdios da cerveja no Brasil. 2. ed. - Cotia: Ateliê Editorial.
SINDICERV, 2023. Dia Nacional do Turismo: rotas cervejeiras ganham força e impulsionam a economia local. Disponível em: <https://www.sindicerv.com.br/noticias/dia-nacional-do-turismo-rotas-cervejeiras-ganham-forca-e-impulsionam-a-economia-local/> Acesso em: 14 mar. 2023.
Tavolara, G. (2006). Sistemas de avaliação e produto turístico: Um estudo de caso exploratório nas operadoras turísticas do município de Porto Alegre. Dissertação. Universidade de Caxias do Sul. Programa de pós-graduação em turismo, 2006.
Ueda, V. (2004). Território, desenvolvimento local e turismo: discutindo conceitos. Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul, 2.
Urry, J., & Larsen (2022). O olhar do turista 3.0. ed. Sesc SP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caderno Virtual de Turismo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.