Interpretação Patrimonial Turística: potencial das ruas e avenidas do entorno do Paço da Liberdade Manaus – AM

Autores

  • Gabriely de Souza Bruce Universidade do Estado do Amazonas - Escola Superior de Artes e Turismo
  • Marcia Raquel Cavalcante Guimarães Universidade do Estado do Amazonas
  • Maria Adriana Sena Bezerra Teixeira Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.23n3.2023.2028

Palavras-chave:

interpretação patrimonial, logradouros, atratividade turística

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar as possibilidades de aproveitamento turístico das ruas e avenidas do entorno do Paço da Liberdade sob a perspectiva de conjunto arquitetônico dentro de parâmetros interpretativos. Metodologicamente é uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, descritiva com levantamento bibliográfico, documental e observação in loco das ruas selecionadas valendo-se do fundamento teórico-metodológico das 4 dimensões proposta por Guimarães (2021): D1- dimensão normativa; D2- dimensão morfológica de conjunto; D3- dimensão interpretativa patrimonial e D4- dimensão turística. Os resultados obtidos foram 15 logradouros selecionados e classificados nas dimensões D1 e D2. Assim, a compreensão do patrimônio edificado em conjunto com os logradouros proporciona a valorização cultural e memória histórica do lugar bem como da atratividade para o turismo na cidade Manaus.

Biografia do Autor

Gabriely de Souza Bruce, Universidade do Estado do Amazonas - Escola Superior de Artes e Turismo

Aluna da Universidade do Estado do Amazonas, aluna do 7 periodo do curso de turismo, pesquisadora finalista da FAPEAM.

Marcia Raquel Cavalcante Guimarães, Universidade do Estado do Amazonas

Turismóloga. Mestre e Doutora em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI; MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e Graduação em Turismo pelo Centro Universitário Nilton Lins . É professora assistente do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Atuou como docente no curso de turismo da Universidade Nilton Lins e também no Centro Universitário do Norte- Uninorte nos cursos de Turismo, Marketing e Tecnólogo em Hotelaria. Tem experiência como Especialista em Turismo da UEP/Manaustur (Órgão de Municipal de Turismo), do programa Monumenta/BID do Ministério da Cultura no que tange ao projeto de Revitalização de Sítios Históricos (2001-2004). Consultora homologada pelo Instituto de Hospitalidade-IH para ABNT-NBR 15 401 2006 - Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem, tendo prestado serviços de instrutoria para o SEBRAE, SENAC e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas-CETAM. Participou da equipe de elaboração do Diagnóstico da Hotelaria de Selva do Amazonas da Associação da Hotelaria de Selva da Amazônia Brasileira e no Inventário da Oferta Turística do município de Coari e Manaus. Diretora de Projetos e Captação de Recursos e de Infraestrutura e Qualificação Turística da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos-MANAUSCULT (Prefeitura de Manaus 2013-2014) . Consultora especialista em Turismo para o Grupo DOT-Digital Group (Florianópolis-SC). Foi coordenadora do Laboratório do Curso de Turismo- LABOTUR da Universidade do Estado do Amazonas-UEA (02/2016-02/2020). Atualmente, é pesquisadora e coordenadora do Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas-Observatur-UEA. Além de representante do Observatur-UEA na Rede Brasileira de Observatórios de Turismo-RBOT.

Maria Adriana Sena Bezerra Teixeira, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Turismo pelo Centro Universitário do Norte (2001), mestrado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (2006) e doutorado em EDUCAÇÃO pela Universidade De La Empresa (2014) reconhecido pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação. espaço e eventos, alojamento floresta. turismo e meio ambiente, gestão. hotelaria. hospitalar, língua inglesa. hotelaria e turismo e hotelaria. governança e estudantes de turismo.

Downloads

Publicado

27.12.2023

Como Citar

Bruce, G. de S., Guimarães, M. R. C., & Teixeira, M. A. S. B. (2023). Interpretação Patrimonial Turística: potencial das ruas e avenidas do entorno do Paço da Liberdade Manaus – AM. Caderno Virtual De Turismo, 23(3), 83–93. https://doi.org/10.18472/cvt.23n3.2023.2028

Edição

Seção

Artigos originais