Patrimônio cultural e imaginário turístico - L'Algérie contemporaine illustrée (1881) de Mary Elizabeth Herbert

Autores

  • Camila Dazzi Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.22n2.2022.2005

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Imaginário Turístico, Relatos de Viagem, Colonialismo, Orientalismo.

Resumo

L'Algérie, publicado em Paris em 1881, é um relato de viagem escrito pela Baronesa Mary Elizabeth Herbert sobre sua estadia na Argélia em 1871. Relatos de viagem ilustrados do século XIX sobre os territórios colonizados pelos franceses no Norte da África, como o L`Algérie, participaram na construção de um imaginário turístico estereotipado sobre esses territórios que permanece até hoje. Dentre os atrativos que neles eram apresentados por meio de imagens e textos, estavam representações exoticizadas das antigas edificações do passado árabe-berbere das colônias francesas no Magrebe. A nossa hipótese é a de que o L'Algérie é uma produção orientalista que ajudou no processo de compreensão dos monumentos árabe-berberes da Argélia como exóticos e pitorescos. Nosso objetivo foi apresentar uma breve análise do livro de modo a evidenciar o caráter exótico atribuído às antigas construções da Argélia, construções estas que começaram a ser compreendidas como monumentos no século XIX, e que hoje são reconhecidas como Patrimônios Culturais pela Argélia.

Biografia do Autor

Camila Dazzi, Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ)

Pós-doutorado (CAPES) junto ao Dipartimento di Discipline Storiche da Università degli Studi di Napoli Federico II/Itália (2013). Doutora em História e Crítica da Arte pelo Programa de PPGAV da UFRJ (2011). Mestre em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP (2006) e graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). É professora do Centro Federal de Educação Tecnológica (RJ), lecionando Patrimônio Cultural; Cultura Brasileira e História da Arte na Graduação e Pós-Graduação, no campus Nova Friburgo. É editora responsável pela revista 19&20 (QUALIS A2) e organizadora dos livros: Oitocentos - A Tomo I; Oitocentos. Tomo II, Oitocentos - Tomo III (2013) e Oitocentos - O Atelier do Artista - Tomo IV (2017) . É autora de artigos publicados em periódicos de conhecida importância, além de ensaios e estudos em obras coletivas. Temas de Pesquisa principais: Arte Brasileira do século XIX e Início do XX, Ensino Artístico Oitocentista, Crítica e Teoria da Arte do século XIX, Relações entre Brasil e Itália na Arte Oitocentista e, mais recentemente, salvaguarda do Patrimônio Cultural.

Downloads

Publicado

03.09.2022

Como Citar

Dazzi, C. (2022). Patrimônio cultural e imaginário turístico - L’Algérie contemporaine illustrée (1881) de Mary Elizabeth Herbert. Caderno Virtual De Turismo, 22(2), 69–79. https://doi.org/10.18472/cvt.22n2.2022.2005

Edição

Seção

Artigos originais