Patrimônio e plano de manejo: reflexões a partir do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.22n1.2022.2001

Palavras-chave:

Unidades de Conservação, Patrimônio da Humanidade, Unesco, Planejamento.

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar as etapas de monitoramento e avaliação do Plano de Manejo do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca. Realizado em 2018, o monitoramento e avaliação deste documento identificou a falta de recursos humanos, financeiros e de apoio institucional como responsáveis por 41% das atividades não implementadas e apontou programas mais desenvolvidos, ações prioritárias, e necessidades orçamentárias para contribuir com a revisão do Plano de Manejo. A opção metodológica foi por uma pesquisa exploratória, dividida em levantamento bibliográfico, análise de documentos e entrevistas. Além dos resultados quantitativos, são tecidas considerações quanto aos desafios institucionais para a gestão do patrimônio natural e cultural e o aprimoramento do Plano de Manejo.

Biografia do Autor

Roberta Campelo Pena, Mirra Produtos & Serviços Sustentáveis

Formada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Engenharia Urbana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ecoturismo e Conservação do Brasil pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Rodrigo Machado Vilani, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas e Direito, Mestrado em Direito e doutorado em Meio Ambiente. É professor adjunto e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

Bruno Francisco Teixeira Simões, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Estatístico pela UERJ, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela PUC-Rio, com ênfase em Estatística aplicada ao Controle da Qualidade e Análise Multivariada. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação (PPGEC) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). 

Downloads

Publicado

09.05.2022

Como Citar

Pena, R. C., Vilani, R. M., & Simões, B. F. T. (2022). Patrimônio e plano de manejo: reflexões a partir do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca. Caderno Virtual De Turismo, 22(1), 77–87. https://doi.org/10.18472/cvt.22n1.2022.2001

Edição

Seção

Artigos originais