“O museu vai às escolas”: possibilidades de apropriação e promoção do patrimônio cultural do Seridó potiguar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.22n2.2022.2000

Palavras-chave:

Patrimônio histórico e cultural, Turismo Cultural, Seridó Potiguar

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e analisar parte dos resultados do projeto “O museu vai às escolas” – roteiros histórico-culturais para a preservação e promoção da memória seridoense. Metodologicamente, foram mobilizadas a revisão de literatura, a análise documental histórica e a educação patrimonial, bem como a análise da produção de um livro digital interativo e a realização de um curso de extensão. Considerando o caráter interdisciplinar do projeto analisado, o presente estudo recorre a um escopo de leitura amplo, articulando Turismo Cultural, História, Museologia e Educação, a partir de um conjunto de conceitos, sendo eles patrimônio histórico e cultural, Turismo Cultural, roteiro histórico cultural e museus. Os resultados demonstram diferentes possibilidades de apropriação do patrimônio cultural, especialmente do Seridó potiguar, seja na esfera da Educação ou do Turismo.

Biografia do Autor

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor do Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre, graduado (licenciatura e bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Integrante do Grupo de Pesquisa Turismo, Sociedade & Território. Editor da Revista Turismo, Sociedade & Território (2021-atual). Atua principalmente nas áreas de Patrimônio Cultural, História da Educação, Turismo Cultural e Ensino de História.

Downloads

Publicado

03.09.2022

Como Citar

Silva, E. C. H. da. (2022). “O museu vai às escolas”: possibilidades de apropriação e promoção do patrimônio cultural do Seridó potiguar. Caderno Virtual De Turismo, 22(2), 54–68. https://doi.org/10.18472/cvt.22n2.2022.2000

Edição

Seção

Artigos originais